Skip to content

Contabilidade para Empresas de TI – 5 benefícios para o seu negócio

contabilidade para empresas de TI

Você conhece as vantagens da contabilidade para empresas de TI? As empresas de TI estão entre as que mais crescem em todo o mundo. A tecnologia está presente em todos os segmentos.

Com a globalização e avanço tecnológico, e ainda mais pela transformação digital, os serviços e produtos tecnológicos passaram a gerar um grande fluxo de informações contábeis. Isto é, dada a sua importância e expansão deste setor

Assim, ter à disposição uma assessoria contábil especializada em empresas de tecnologia é uma decisão estratégica. A seguir, confira 5 benefícios exclusivos que a contabilidade para empresas de TI tem a oferecer!

Por que contratar uma contabilidade para empresas de TI?

Em resumo, tanto as empresas de tecnologia quanto os profissionais desta área requerem uma gestão financeira, contábil e tributária específica. Isto é, que aponte não apenas as suas obrigações junto ao Estado assim como oportunidades para o seu crescimento e lucratividade.

Logo, é importante dizer que há muitas alternativas de atuação como pessoa jurídica neste setor. Seja como MEI – Microempreendedor Individual ou outro enquadramento, o especialista contábil deve analisar a atual condição do profissional ou da empresa e as reais possibilidades de expansão e lucro.

Desta forma, contar com uma contabilidade para empresas de TI especializada é fundamental. Além do enquadramento mais adequado, o contador que atua como consultor prestará o auxílio em todas as questões burocráticas e obrigatórias.

Mas apontará vantagens legais e tributárias existentes para este setor, ajudará na abertura da nova empresa, acompanhará o planejamento tributário com afinco e muito mais.

Ou seja, tudo isso, resultará em crescimento constante e mais lucratividade em todas as fases do seu negócio. Veja as vantagens de ter à disposição um contador especialista!

1) Contabilidade para empresas de TI – Especialidade nesta área

Um contador especialista em empresas de tecnologia conhecerá a fundo as vantagens e desvantagens que há para este segmento em termos de tributos.

Por exemplo, conforme o projeto de Lei 6.625/2013, as chamadas startups de TI estão isentas de impostos federais pelo prazo de 2 anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

Além disso, há outras vantagens tributária, como a Lei do Bem, que favorece empresas no segmento de inovação. A Lei nº 11.196/05 e Decreto n° 5.798/06 oferece até 34% em benefícios fiscais sobre o valor investido em PD&I – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Contudo, é preciso uma estratégia específica, onde o seu contador poderá fazer a diferença.

contabilidade para empresas de TI

Isso significa que é preciso enquadrar adequadamente o seu negócio e saber qual o regime tributário específico e mais adequado para a sua empresa.

Um contador especialista poderá ajudar efetivamente a reduzir o montante de impostos pagos e a toda a tributação em TI. Deste modo, poderá direcionar o seu negócio para uma jornada de resultados e lucratividade.

2) Contabilidade apoiada na tecnologia

A contabilidade rompeu grandes paradigmas nos últimos anos e se tornou mais inovadora e apoiada em processos tecnológicos. Assim, se identifica com o segmento de TI porque compreende que só há competitividade e crescimento em um mundo integrado pelos meios digitais.

Foi-se o tempo de processos burocráticos engessados e excesso de papéis. Atualmente, o contador media a relação empresa, contabilidade e Estado essencialmente através de recursos tecnológicos. Eles permitem às empresas tomarem decisões em tempo real e acompanhar a saúde contábil do negócio.

Assim, a assessoria de contabilidade para empresas de TI é diferenciada, pois oferece ferramentas digitais e modelos mais ágeis, que acompanham empresas deste segmento.

A contabilidade digital, a contabilidade colaborativa e a contabilidade consultiva são modelos de contabilidade que atuam alinhadas com a tecnologia, tornando todo o processo descomplicado.

3) Apoio na Gestão Financeira

A geração de riquezas é um dos objetivos mais essenciais de qualquer tipo de empresa e não seria diferente com a empresa de tecnologia. Logo, a gestão financeira representa uma das principais dificuldades de empreendedores em todas as áreas e deve ser observada constantemente.

Deste modo, a contabilidade consultiva para empresas de TI auxilia o gestor no controle das finanças e analisa os resultados financeiros da empresa.

Por isso, com foco e disciplina, é possível controlar os recursos financeiros e tomar as melhores decisões quando você tem ao seu lado um especialista em contabilidade contribuindo com o melhor direcionamento.

4) Assessorias fiscal e contábil

Em suma, a empresa de contabilidade para empresas de TI atua no suporte nas áreas fiscal, contábil e trabalhista. E como dito, busca as melhores condições e vantagens para auxiliar sua empresa em todas essas questões. É possível inclusive centralizar os esforços na assessoria quando não há setor financeiro ou contábil em seu negócio.

Deste modo, este tipo de contabilidade fica responsável pela elaboração e entrega de todas as declarações obrigatórias por lei, efetiva a escrituração contábil e a elaboração dos demonstrativos financeiros e contábeis.

Oferece ainda suporte nas questões trabalhista. Além disso, atua na apuração de impostos e declarações – como é o caso de notas fiscais. A todo momento, presta orientações tributárias e fiscais.

Ou seja, atua sempre buscando mais vantagens e adequação junto aos órgãos tributários e fiscalizadores. Isso pode oferecer uma redução de custos de até 80% e abrir portas para o seu negócio.

5) Planejamento tributário assertivo

Um ponto de grande importância é o planejamento inicial da empresa de TI. Como todas as empresas têm obrigações fiscais, é possível planejar previamente o ano fiscal e suas obrigações, observando vantagens e diminuindo custos.

Uma empresa de tecnologia tem as suas características próprias. E deixar o planejamento tributário de lado pode resultar em perda de dinheiro e complicações junto aos órgãos fiscalizadores.

Assim, é importante contratar uma empresa de contabilidade que compreende e atua no seu segmento. Isso garantirá que a empresa esteja inscrita no regime correto e que haja constante revisão tributária.

O que achou dos motivos para você adotar uma contabilidade para empresas de TI? Saiba que todos estes benefícios são oferecidos no atendimento da OSP Contabilidade. E que o seu negócio está nas mãos de quem entende a complexidade do seu segmento. Entre em contato e saiba mais!

 Veja também: Consultoria Híbrida e Contabilidade – O que é? Como funciona?

Gostou das dicas sobre contabilidade para empresas de TI? Compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Deixe um comentário com as suas dúvidas e considerações. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

 

Compartilhe: