Skip to content

10 documentos contábeis para enviar mensalmente ao contador

A imagem apresenta uma pessoa na análise de documentos e gráficos contábeis sobre uma mesa de escritório, refletindo as práticas organizacionais e diligentes mencionadas no post '10 documentos contábeis para enviar mensalmente ao contador'.

Para que o contador possa realizar o seu trabalho devidamente em relação à sua empresa, é importante que você tenha de forma organizada todos os documentos contábeis relativos ao seu negócio. Alguns deles devem ser enviados mensalmente à assessoria contábil. A seguir, veja quais são e como otimizar este processo de entrega!

Por que é preciso enviar certos documentos contábeis mensalmente ao contador?

Os documentos contábeis são aqueles que as suas informações afetam a escrituração contábil de uma empresa. Todos são muito importantes, pois falam da sustentabilidade do negócio, mas alguns deles mais especiais – como você pode conferir nesta matéria. E alguns devem ser enviados mensalmente à contabilidade, de forma obrigatória.

Em suma, estes documentos têm o objetivo de comprovar as movimentações financeiras e as transações realizadas pela empresa no período, permitindo a melhor gestão tributária e outras demandas fiscais, bem como a melhor administração do negócio como um todo, sendo essencial nas atividades do contador.

Deste modo, é importante criar uma rotina de emissão, armazenamento e direcionamentos dos documentos contábeis à sua assessoria. Atualmente, há muitas ferramentas eletrônicas que ajudam a organizar estes documentos de forma integrada com a Contabilidade, em tempo real. É uma dica avaliar estes recursos.

Relação de documentos contábeis mensais

Confira a relação dos 10 principais documentos contábeis que você deve enviar para o seu contador todos os meses:

  • Guias de Impostos ou Contribuições: INSS, FGTS, Contribuição Sindical, outras Contribuições Sindicais.
  • Comprovantes de pagamentos dos impostos: como a DAS, DARF’s, GARE’s, etc.
  • Todas as notas fiscais – de entrada e saída – e comprovantes de despesas e de receitas.
  • Extratos: Bancários, de Aplicações, Cartões de Crédito, Empréstimos e Desconto de Duplicatas.
  • Recibos de pagamento: Salários, Pró-Labore, Férias, Vale Transporte e Atestados Médicos de Funcionários
  • Notas Fiscais de serviços adquiridos.
  • Arquivos Eletrônicos – Nota Fiscal Paulista, Redução Z, Arquivos do Sped Fiscal e XML’s das notas fiscais.
  • Recibos e Contratos: de locação, de honorários, despesas e contratos a pagar.
  • Controle de Estoque.
  • Movimentos e recibos de autônomos e outros colaboradores.

Conte com a OSP Contabilidade!

Agora que você já sabe quais são os documentos contábeis a serem entregues mensalmente, traga a sua empresa para a OSP Contabilidade. Tenha à disposição o melhor atendimento contábil, tributário e financeiro na gestão do seu negócio. Fale com um de nossos especialistas!

Veja também: Como mudar o enquadramento social da sua empresa?

Gostou das dicas sobre os documentos contábeis a serem entregues ao contador mensalmente? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Uma contadora sorridente, simbolizando o serviço acessível e sem burocracia oferecido pela OSP para a troca de contador.

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta

Deixe sua contabilidade na mão de quem entende do assunto!

Preencha os campos abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.