Skip to content

5 formas de Reduzir Impostos da sua Empresa

reduzir impostos

Quem não deseja reduzir os impostos da sua empresa? Com uma das cargas tributárias mais pesadas do mundo, o empresário brasileiro precisa sempre estar revendo as suas contas a fim de economizar. E é possível reduzir os impostos do seu negócio com algumas atitudes simples. A seguir, veja 5 dicas práticas!

1) Pagar impostos em dia e esteja atento aos benefícios

Pagar os impostos é algo necessário para manter o seu negócio em funcionamento. Isso é fato! É importante conhecer bem os impostos aplicados à sua empresa e pagá-los em dia. O atraso pode resultar em taxas, multas e penalidades. Isso pode pesar e muito nas contas do negócio e impedir de aproveitar vantagens e benefícios futuros. Desta forma, tenha a consciência na necessidade de manter as suas obrigações em dia.

2) Aposte no planejamento tributário

Planejar os gastos e obrigações tributária permite reduzir impostos, fazer economia e manter uma boa perspectiva de negócio. De antemão, vale ressaltar que quando se tem a expectativa de faturamento, as despesas operacionais e a margem de lucro, é possível encaixar a empresa em um enquadramento que fique menos oneroso.

reduzir impostos

É o primeiro passo na redução efetiva e legal de impostos. No link a seguir, você tem um guia completo de como realizar o planejamento tributário da sua empresa (clique aqui).

3) Ajuste o enquadramento fiscal da sua empresa

A partir do planejamento tributário, é possível considerar várias possibilidades de enquadramento fiscal vigentes. Com a ajuda do seu contador, é possível analisar se o seu negócio está bem enquadrado ou se pode mudar o regime tributário. O Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real são as principais opções.

4) Tenha uma rotina fiscal saudável

A organização fiscal que funciona é aquela que é feito todos os dias. Constância, neste caso, permite organizar as contas e obrigações, acompanhar o faturamento e despesas e a margem de lucro. A dica é adotar uma ferramenta de gestão fiscal eletrônica ou uma solução de gestão admirativa que tenha esta função. Contar com uma assessoria contábil de confiança é fundamental neste processo.

5) Diminua o pró-labore

Isso interfere no quanto você paga de importo em sua empresa. Isso porque sobre o valor do pró-labore, há cobrança do Imposto de Renda e da contribuição previdenciária.

O que fazer neste caso? Ao reduzir o pró-labore, há necessariamente uma redução de impostos. Isso não significa que você, como proprietário ou sócio, deva ganhar menos. Basta compensar esse valor aumentando a divisão de lucros. Isso é completamente viável e legal.

Veja também: Gestão para escritório de advocacia – Guia para mais resultados

Gostou das dicas sobre os modos de reduzir impostos da sua empresa? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

 

Compartilhe: