Skip to content

BPO Financeiro – O que é? Quais as vantagens?

A imagem exibe um profissional trabalhando com múltiplos monitores exibindo gráficos financeiros e análises de dados, o que reflete o ambiente de um 'BPO financeiro' (Business Process Outsourcing), focado em estratégias e metas financeiras.

Já ouviu falar de BPO Financeiro? Terceirizar determinados processos e demandas da empresa pode ser muito vantajoso, ainda mais quando o negócio está crescendo e é necessário não gastar com estrutura própria. Além disso, é estratégico optar por contratar uma equipe especializada pronta e experiente para se ter resultados mais abrangentes e mais rápido.

Este é o caso do BPO Financeiro. Veja a seguir o que é e quais as vantagens deste conceito para a sua empresa!

O que é BPO Financeiro?

Primeiramente, BPO – Business Process Outsourcing refere-se à terceirização da gestão de um determinado processo. Já o BPO Financeiro, desta forma é um tipo de serviço de consultoria especializada que terceiriza a gestão financeira do seu negócio.

Em suma, o BPO Financeiro corresponde a gestão financeira integral ou parcial, que também abrange as rotinas contábeis e obrigações tributárias. Em geral, as empresas deste tipo oferecem uma ampla estrutura tecnológica alinhada com a empresa cliente.

Isso torna o serviço ainda mais estratégico, pois é amplo e integra estes dois setores da empresa. Aliás, isso torna todo o processo mais seguro, preciso e permite uma tomada de decisão ainda mais assertiva.

Entre os serviços que podem ser oferecidos pelo BPO Financeiro, destacam-se:

  • Gestão em tempo real de entradas e saídas da empresa.
  • Planejamento especializado e estratégico.
  • Gerenciamento de pagamentos a fornecedores e tributos.
  • Gestão de pessoas – todos os processos.
  • Gestão de fluxo de caixa.
  • Análise e conciliação de crédito.
  • Gestão e emissão de documentos – inclusive notas fiscais.
  • Mensuração de resultados financeiros e análise de indicadores.
  • Entre outros.

Quem pode optar pelo BPO Financeiro?

Vale ressaltar que empresas de todas as dimensões e segmentos produtivos podem optar pelo BPO Financeiro como estratégia de crescimento. Até mesmo as empresas iniciantes, que ainda não têm estrutura para um setor financeiro específico, podem optar por este tipo de serviço.

Já no caso de empresas de grande porte, multinacionais ou empresas em rápido crescimento, como é o caso das startups, o BPO Financeiro é basicamente fundamental, pois a equipe interna pode contar com especialistas e consultores experientes em vários processos contábeis e financeiros.

Vantagens do BPO Financeiro

O BPO Financeiro oferece grandes vantagens e tem se tornado bastante procurado pelas empresas brasileiras:

  • Melhor custo-benefício na estrutura e processos financeiros.
  • Utilização tecnológico e econômico.
  • Acesso às informações gerais e específicas da saúde financeira da empresa em tempo real.
  • Consultores e especialistas em finanças e contabilidade com experiência.
  • Suporte legal em contabilidade, gestão e finanças.
  • Gestão e execução de tarefas rotineiras obrigatórias, como é o caso da folha de pagamento.
  • Economia e estratégia em médio e longo prazo.

Como escolher a melhor empresa de BPO Financeiro?

Em suma, é indicado que o gestor escolha uma empresa experiente no mercado em gestão, contabilidade e finanças – é importante integrar estes processos. Que tenha em seu quadro funcional apenas consultores especializados, principalmente em seu segmento produtivo.

Além disso, que seja uma empresa alinhada com novos paradigmas de mercado, como é o caso da Contabilidade Consultiva, por exemplo. É importante ainda que conte com uma estrutura tecnológica e segura na manipulação de dados financeiros do negócio. Que ofereça suporte integral ao seu negócio e trabalhe paralelamente com o que se espera.

Inclusive, a OSP Contabilidade é uma empresa que há mais de 40 anos atua no mercado, atendendo Campinas e outras regiões brasileiras não apenas com a Contabilidade Consultiva, mas oferecendo BPO Financeiro de alta performance. Quer conhecer melhor as suas opções? Agende uma conversa com nossos especialistas!

Veja também: Growth Hacking – Guia de crescimento para o seu negócio

Gostou das dicas sobre BPO Financeiro? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Uma contadora sorridente, simbolizando o serviço acessível e sem burocracia oferecido pela OSP para a troca de contador.

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

0 Comments


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta

Deixe sua contabilidade na mão de quem entende do assunto!

Preencha os campos abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.