Skip to content

Filmes sobre Contabilidade – 10 filmes para se inspirar

A imagem apresenta uma colagem de cinco homens em trajes de negócios, cada um representando uma cena de filmes diferentes que abordam temas relacionados à contabilidade e finanças, o que pode aludir ao tópico 'Filmes sobre contabilidade'.

A sétima arte trouxe às telas vários filmes sobre contabilidade, direta ou indiretamente. Alguns deles são verdadeiros clássicos e ajudam a inspirar e motivar as ações deste setor nas empresas e levam os gestores a reverem as suas estratégias. Pensando nisso, criamos uma lista de grandes filmes sobre contabilidade para você maratonar. Confira!

O Contador (2016)

Um homem vestindo uma camisa branca com mangas arregaçadas e gravata está de pé atrás de uma mesa em uma sala de conferência, com um quadro branco cheio de anotações financeiras ao fundo. A cena sugere uma atmosfera séria e focada, típica de um ambiente de análise contábil, semelhante ao retratado no filme 'O Contador', como discutido no post 'Filmes sobre Contabilidade'.

O filme O contador é um dos que mais apresenta a contabilidade como foco. O personagem de Ben Affleck é um contador que precisa superar o autismo para ter uma vida tranquila e dedicada ao trabalho. No entanto, ele tem uma vida dupla: presta também serviços para a máfia e enfrenta várias situações perigosas.

Um Sonho de Liberdade (1995)

Um homem com cabelo castanho penteado para trás e vestindo um terno cinza está em um tribunal, olhando para frente com uma expressão preocupada. Ao fundo, um grupo de pessoas observa atentamente. Tópico do post: 'Filmes sobe Contabilidade'.

Neste filme tocante, o contador cai em uma cilada, uma vez que utilizam os seus conhecimentos e serviços de forma enganosa. Por isso, ele é preso de forma injusta. É também acusado de matar a esposa e o amante dela. No presídio, precisa sobreviver a diversas intempéries. Lá, ele passa a fazer a declaração do imposto de renda das autoridades do local, controlando também as suas finanças.

Enron — Os mais espertos da sala (2006)

Dois homens de negócios estão de pé em um escritório com janelas grandes ao fundo. O homem à esquerda tem cabelo branco, usa terno escuro e gravata laranja, e está com as mãos entrelaçadas. O homem à direita, com cabelo castanho, veste um terno escuro com camisa azul clara.

Este filme fala da importância do contador ser um profissional honesto. Trata-se de uma história real documentada sobre um escândalo que aconteceu nos Estados Unidos envolvendo uma companhia energética, cujos números contrariavam as demonstrações financeiras.

Wall Street — Poder e Cobiça (1987)

Dois executivos em um escritório corporativo dos anos 1980. Seguindo o tema do post, o filme 'Wall Street' de 1987 é um ícone nos filmes de contabilidade e finanças.

Este é um clássico do cinema. É possível construir uma empresa de sucesso por meios honestos. Mas muitas vezes a ambição leva as pessoas a ações sem ética. O filme fala do impacto das escolhas escusas, mostrando a vida de um jovem ambicioso e talentoso que deseja conhecer o seu ídolo – um grande empresário e referência nos negócios. No entanto, ele não mede esforços e se arrisca para chegar ao mesmo patamar de seu ídolo, trocando informações privilegiadas, inclusive.

Os intocáveis

Texto alternativo: Dois homens vestindo trajes e chapéus dos anos 1920, um mais jovem e outro mais velho, olham seriamente para a câmera. Eles representam personagens de "Os Intocáveis", um filme que destaca a contabilidade forense na luta contra o crime organizado, refletindo o tópico do post sobre filmes de contabilidade.

Neste filme, mostra como um contador foi essencial para capturar um mafioso procurado pela polícia. O mafioso, neste caso, era nada menos que Al Capone e a história acontece em plena Lei Seca americana.

O Lobo de Wall Street (2013)

Um homem sorridente segura uma nota de um dólar estendida para a câmera em um escritório bem equipado, evocando a temática do filme "O Lobo de Wall Street", alinhado com o post sobre filmes de contabilidade que exploram o mundo das finanças e da corrupção corporativa.

Este filme tem base em uma história real, e traz a história de Jordan Belfort, um corretor de ações que, que ganha um novo emprego. Ele tem um estilo mais agressivo e consegue grandes fortunas.  Porém, as suas decisões éticas e adequadas são deixadas de lado em função da ambição. Da mesma forma como ele cresce, ele cai.

 

Trabalho interno (2010)

Um homem de negócios de costas está de pé entre montanhas de dinheiro. Esta imagem simboliza o documentário "Trabalho Interno", que se encaixa no tópico do post sobre filmes de contabilidade, destacando a análise financeira em eventos econômicos globais.

Trata-se de um documentário que apresenta a rotina de trabalho em uma instituição financeira e suas atividades. Mostrar a importância do profissional que lida com finanças e contabilidade.

Fuga à meia noite (1988)

Dois homens estão lado a lado contra um fundo de parede clara em uma cena do documentário "Fuga à Meia Noite" relacionado ao post sobre filmes sobre contabilidade.

Outro filme que trata da relação da contabilidade com a máfia. Jonathan “The Duke” Mardukas é um contador que consegue tapear tanto a polícia quanto os mafiosos. Mas é pego e escoltado de Nova Iorque para Los Angeles por Jack Walsh, personagem de Robert de Niro. O filme é um misto de comédia e ação e traz insights sobre contabilidade.

Margin Call — O Dia Antes do Fim (2011)

Um homem de meia-idade, vestindo um terno escuro, camisa branca e gravata azul com estampa, aparece sentado, apoiando o queixo na mão, dando a impressão de estar profundamente pensativo ou preocupado. A cena é uma tomada do documentário "Margin Call", relacionada a um post sobre filmes de contabilidade.

O filme é baseado em fatos reais e retrata o crash da bolsa em 2008, apresentado o papel de diferentes pessoas 24 horas antes do acontecimento. Apresenta o como uma corretora precisou lidar com informações sigilosas e como o papel do contador foi importante neste processo.

Banco ou Bitcoin (2017)

Moedas de Bitcoin repousam sobre um teclado de computador, ao lado de um smartphone exibindo gráficos de negociação de criptomoedas. A imagem reflete o foco do documentário "Banco ou Bitcoin", que é mencionado no post sobre filmes de contabilidade

O filme apresenta a origem, a tecnologia, as polêmicas e as motivações por trás do Bitcoin, a criptomoeda que busca tirar o domínio dos bancos convencionais. O filme traz várias entrevistas com profissionais da área e de áreas correlatas e também apresenta uma grande reflexão da atualidade.

Veja também: Contabilidade para startups – Assessoria contábil impacta no sucesso da sua empresa

Gostou das dicas de filme sobre contabilidade? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

ads-osp-contabilidade

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

3 Comments


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta

Deixe sua contabilidade na mão de quem entende do assunto!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.