Skip to content

Consultoria Societária – O que é? Quais as vantagens?

Consultoria Societária

A consultoria societária, apesar de desconhecida pelos gestores de empresas, pode oferecer grandes vantagens. São vantagens que podem ser incalculáveis, apesar da necessidade de seguir algumas premissas em sua aplicação. A seguir, saiba mais sobre o tema, seus benefícios e possibilidades para a sua empresa!

O que é uma consultoria societária?

Sempre que alguém deseja abrir uma empresa, os sócios seguem uma jornada rumo as possibilidades de registro e enquadramento, nem sempre descobrindo sozinhos as melhores opções. O tipo de sociedade define todos os aspectos de uma empresa e podem determinar o seu futuro desde o início. Ou seja, o mesmo acontece quando o negócio cresce e precisa de uma nova estrutura.

Assim, é o contador especializado em consultoria societária que poderá trazer luz à sua escolha. Aliás, a consultoria societária refere-se a uma orientação especializada junto aos sócios de uma empresa sobre todas as questões que envolvem diretamente a constituição do negócio, como também os aspectos que impactam na responsabilidade e estruturação da parte societária da empresa. Isso vai interferir no seu capital social, seja a constituição, integralização, aumento, dissolução ou distribuição.

Estas questões devem ser pensadas de forma estratégica para evitar conflitos, riscos e ainda aumentar a performance do negócio.

Quais os benefícios da consultoria societária?

O desentendimento entre sócios é algo comum, mas que pode ser contornado com a estrutura certa e com a consultoria societária assertiva. Em geral, os conflitos surgem quando há desconhecimento das opções em questões societárias de uma empresa.

Deste modo, quando se investe em uma consultoria, a empresa terá uma visão mais ampla dessas questões, prevenindo problemas e discussões entre os demais participantes da sociedade, podendo ainda garantir ao negócio uma performance maior e ótimos lucros.

Sobretudo, a consultoria societária trabalha com a distribuição de lucros e responsabilidades, regras do negócio, traz clareza à participação de cada sócio, promove o planejamento assertivo em todos os prazos e torna todo o processo mais justo e seguro junto aos órgãos fiscalizadores.

Qual a aplicação dessa atividade em uma empresa?

Mas, afinal, como aplicar a consultoria societária na prática? Esta é uma dúvida muito comum dos gestores. Em suma, são 5 pontos essenciais contemplados por esta abordagem:

Reestruturação societária

Acontece quando o negócio precisa mudar, seja por crescimento ou por outro motivo. Neste caso, o especialista realiza a análise da estruturação do negócio, em se tratando das questões que envolvem o capital social da empresa.

Pode-se criar estratégias de mudança societária ou ajustes. Em destaque, é possível inclusive conquistar benefícios relacionados ao volume de capital social como preferências em licitações de órgãos públicos e até mesmo determinadas questões tributárias. Isso leva muitos gestores a investir em consultoria societária.

Planejamento sucessório

Trata-se da estratégia de reestruturação do patrimônio da empresa, que garante a perpetuação do negócio para uma família ou grupo de pessoas. Inclusive, a consultoria societária é essencial na ausência ou falecimento de alguns dos sócios, para evitar riscos e desentendimentos, bem como a continuidade do negócio. Além disso, pode prever com muita antecipação situações como esta e outras, visando o crescimento da empresa.

Proteção patrimonial

A proteção patrimonial é um dos grandes motivos para buscar a consultoria societária. Isso porque tem o objetivo de garantir que os bens dos sócios não sejam colocados à disposição dos credores da empresa, caso ela venha a passar por problemas financeiros no futuro. Isso oferece segurança jurídica e financeira à empresa e aos envolvidos.

A consultoria societária sempre considera a análise de riscos para cada um dos sócios ou situações, mostrando o que pode ocorrer caso a empresa passe por algum problema financeiro e como o patrimônio individual pode ser protegido.

Mediação em conflitos

Em resumo, a consultoria societária oferece apoio aos sócios em casos de conflitos dentro do âmbito empresarial. Com esta estratégia, é possível evitar conflitos insignificantes, que poderiam ser facilmente resolvidos e que podem pôr em risco a sociedade.

Estruturação em processo de fusão, incorporação ou cisão

Por fim, a consultoria societária pode ser útil em procedimentos de fusão (quando uma empresa se junta a outra), incorporação (absorção de um negócio por outra empresa) e cisão (fim da relação societária) são processos complexos e que dependem de profissionais especializados.

Veja também: Documentação de processos da empresa – Passo a passo de como fazer!

Então, gostou das dicas sobre a consultoria societária? Deixe o seu comentário e compartilhe estas ideais em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Compartilhe: