Skip to content

Contas a pagar e receber – 5 erros mais comuns e 5 soluções

Uma planilha com números e cálculos, possivelmente relacionados a finanças ou contabilidade. Ao lado da planilha, há uma calculadora, sugerindo a realização de operações matemáticas. Este cenário é representativo das tarefas associadas ao gerenciamento de 'Contas a pagar e receber', enfatizando a importância da precisão e organização nas finanças empresariais.

O processo contas a pagar e receber é essencial para a saúde financeira da empresa. Mas é também um dos processos em que os gestores mais cometem erros, principalmente no controle do fluxo de caixa. E como para todo erro há uma ou várias soluções, a seguir você acompanha quais os principais erros de contas a pagar e receber e como resolver estas situações.

1) Não monitorar os vencimentos

Os vencimentos tanto dos seus pagamentos quanto de pagamentos de clientes devem ser monitorados à risca. Ainda há gestores que cometem o erro de não monitorá-los.

Se você não monitorar os vencimentos de pagamentos da empresa, poderá ter que pagar juros e multas, entre outros tributos. Se não monitorar as entradas de pagamentos dos clientes, pode deixar passar inadimplência ou mesmo não conseguirá planejar as finanças do período.

Quite seus boletos antes de vencer e elimine gastos desnecessários. Além disso, poderá ganhar descontos, seja em boletos e pagamentos à vista ou em impostos.

2) Negligenciar os pequenos custos

Muitas empresas não contabilizam os pequenos custos, e isso pode se tornar um montante alto no fim do mês. Antes de fechar um valor final de um produto e serviço, adicione todos os custos, inclusive os menores. E na rotina do fluxo de caixa, agregue todas as saídas, mesmo as pequenas. Isso tornará os seus dados mais realistas e sem surpresas.

3) Não saber precificar produtos e serviços

Este é um dos principais problemas de contas a pagar e receber. É também um dos mais comuns. Antes mesmo de colocar o seu produto ou serviço no mercado, há alguns passos a percorrer, como inserir todos os gastos (mão de obra, matéria-prima, impostos, etc.), o lucro que deseja ter por produto ou serviço e sua meta mensal, além de preços praticados pelo mercado.

Considere tudo o que gasta com o produto e faça uma pesquisa de concorrência. Além disso, veja onde é possível reduzir despesas ou adquirir insumos com condições melhores, pois isso favorecerá o seu preço.

4) Negligenciar as contas a receber

Muitos gestores colocam o seu foco nas despesas e se esquecem das contas a receber. Tudo o que você tem a pagar e a receber deve ser registrado e considerado como um simbiose.

Saber o quanto e quando os seus clientes vão pagar e documentar os seus recebimentos. Com isso, você poderá detectar seus melhores clientes, fazer planejamentos quanto aos pagamentos e investimentos, quitar contas, e muito mais.

A dica é utilizar um sistema ou aplicativo que integre todos os dados de contas a pagar e receber em tempo real, para que você possa tomar decisões mais adequadamente.

5) Deixar de fazer o controle de contas a pagar e receber diariamente

Você faz o seu fluxo de caixa diariamente? Isso é determinante ao lidar com contas a pagar e receber. Isso ajudará a manter a saúde financeira da sua empresa como um todo. Pode ser de forma simples, ou como dito, através da adoção de uma ferramenta digital.

Veja também: Sociedade Limitada Unipessoal – Novo enquadramento, novas possibilidades

Então, o que achou das dicas sobre contas a pagar e receber? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Não deixe de seguir a OSP Contabilidade no Instagram!

Uma contadora sorridente, simbolizando o serviço acessível e sem burocracia oferecido pela OSP para a troca de contador.

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta

Deixe sua contabilidade na mão de quem entende do assunto!

Preencha os campos abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.