Skip to content

5 documentos contábeis mais importantes de uma empresa

A imagem captura o momento em que uma pessoa está assinando um documento, com a outra mão gesticulando, talvez explicando ou discutindo o conteúdo, o que ressalta a importância da documentação e apoia o tema do post '5 documentos contábeis mais importantes de uma empresa'.

Os documentos contábeis do seu negócio, além de serem obrigatórios, indicam como estão as condições gerais e performance da empresa. Há documentos essenciais para qualquer tipo de organização e é importante mantê-los sempre em dia e à disposição. Veja a seguir quais são estes documentos mais importantes de uma empresa!

A importância dos documentos contábeis para uma empresa

Os documentos contábeis são essenciais para a rotina da contabilidade de um negócio. Eles trazem as informações que você e o seu contador necessitam para gerenciamento o empreendimento e para manter em dia as condições de sustentabilidade da empresa.

É através destes papéis que o contador irá efetuar o seu trabalho – como é o caso do envio de declarações, apuração e pagamento de impostos, etc. E sem estes documentos, é quase impossível o contador efetuar as suas atividades

No entanto, nem todas as empresas mantêm em dia os seus documentos contábeis e muitos gestores não enviam regularmente estes documentos para a contabilidade. Isso pode gerar uma série de problemas, inclusive em relação aos prazos obrigatórios, o que pode gerar multas e despesas.

Vale destacar que muitos destes documentos contábeis são obrigatórios para determinados períodos e todos eles podem determinar a tomada de decisão mais assertiva por parte dos gestores. Na falta deles, quem perde é a empresa.

Quais são os principais documentos contábeis da sua empresa?

Veja a seguir quais são os 3 principais tipos de documentos contábeis da sua empresa?

1) Notas fiscais

São os documentos contábeis mais relevantes para o negócio. Por meio delas, a contabilidade calculará os impostos devidos no mês. Estes documentos fornecem informações sobre clientes, vendas, despesas e outros detalhes sobre o período. Elas falam diretamente sobre o faturamento da empresa.

No entanto, são os documentos contábeis mais passíveis de erros, principalmente no envio. E isso pode render penalidades, multas e outros tipos de consequências para o negócio. A dica para não cair em contradição com a Receita Federal é utilizar um sistema automatizado, que emite as suas notas e integra com a contabilidade responsável.

2) Extratos de meios de pagamento

Nos extratos de meios de pagamento constam as informações sobre o seu faturamento, utilizadas para calcular os tributos, o lucro ou prejuízo do seu negócio. Por isso, são essenciais para a atividade da contabilidade e para a sua tomada de decisão em relação à empresa.

Os extratos bancários também são peças muito importantes nessa etapa. Além de terem a data de pagamento de alguns de seus clientes eles também carregam diversas taxas pagas que, geralmente, não acompanham guias, boletos ou demais comprovantes.

3) Comprovantes de recolhimento de tributo

Os comprovantes de pagamento são importantes, pois com eles a contabilidade pode executar o seu trabalho – especialmente as guias de pagamento dos tributos.

Em geral, estes documentos contábeis permitem ao seu contador levantar o saldo de fornecedores, diferentes tipos de despesas a pagar, empréstimos e emitir relatórios detalhados de suas contas.

4) Diferentes documentos trabalhistas

Em resumo, os documentos trabalhistas são os recibos de pagamento dos seus empregados, considerando os impostos pagos, folha de pagamento e outros documentos que comprovam qualquer movimentação relacionada aos colaboradores da empresa.

Muitos são obrigatórios e servem de comprovação e todos ajudam a criar previsões sobre o futuro do negócio. Devem ser armazenados por um tempo mais longo que os outros.

5) Contratos diversos

Estes documentos contábeis também devem ser enviados à contabilidade e muitos são obrigatórios. Isso porque o contador pode gerenciar as datas de contratos firmados, realizar os pagamentos devidos, gerenciar parcelamentos, etc. Apenas as cópias já servem para a rotina contábil.

Veja também: 5 principais erros de gestão financeira – E como evitar

Gostou das dicas sobre os documentos contábeis mais importantes para a sua empresa? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Uma contadora sorridente, simbolizando o serviço acessível e sem burocracia oferecido pela OSP para a troca de contador.

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

1 Comment


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta

Deixe sua contabilidade na mão de quem entende do assunto!

Preencha os campos abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.