Skip to content

Planejamento orçamentário – O que é e como realizar?

A imagem captura a mão de uma pessoa, que parece ser um profissional, escrevendo em um caderno com uma caneta. Ao lado do caderno, parcialmente visível, está um teclado de computador, o que sugere que a pessoa está trabalhando em um escritório ou ambiente de negócios. Este cenário é representativo de alguém engajado em 'Planejamento Orçamentário', um processo que envolve a organização financeira e a preparação de orçamentos.

O planejamento orçamentário é uma ferramenta de gestão empresarial muito significativa. É ainda um dos pilares da Gestão Orçamentária, cujo objetivo é estudar como planejar e monitorar os resultados financeiros de sua empresa. O planejamento orçamentário tem como função planejar as Receitas, Custos, Despesas e Investimentos que sua empresa possui e prevê para os próximos meses ou anos.

É como fazer uma contabilidade reversa, já que a contabilidade se preocupa em registrar as entradas e saídas financeiras que já ocorreram, enquanto o Planejamento Orçamentário busca prever o futuro do negócio, para que sua empresa possa se preparar melhor para o que está por vir. E para isso, possui métodos e ferramentas eficazes, para a maior precisão das decisões.

Como fazer o planejamento orçamentário?

Há muitos métodos de realizar o planejamento orçamentário. Pode-se usar o Planejamento Estratégico, Tático e Operacional da sua empresa, baseando-se no histórico dos anos anteriores, por exemplo. É importante envolver não apenas gestores neste processo mais os contadores de sua confiança, que podem fornecer dados específicos para esta projeção.

Composição do planejamento orçamentário

O planejamento orçamentário é composto por:

  • Planejamento de Vendas
  • Projeção de Deduções de Vendas
  • Orçamento de Custos de Produção
  • Orçamento de Gastos com Pessoal
  • Orçamento de Despesas Operacionais
  • Orçamento de Investimentos

É importante considerar ainda as necessidades específicas de cada empresa e criar regras próprias para aplicar este orçamento às suas demandas. Para isso, é importante compreender o modelo de negócios de sua empresa e definir qual dos itens citado deverá colocar mais esforço.

Coleta de dados

O passo seguinte é a coleta de dados. Ao realizar a elaboração do orçamento pelas áreas, é possível a geração dos três relatórios considerados essenciais para a gestão: DRE Projetado, Projeção de Fluxo de Caixa e Projeção de Balanço Patrimonial. Você pode contar com escritório contábil de sua confiança nesta tarefa. Qualquer empresa deve fazer estes relatórios.

A Projeção de DRE apresenta o quanto de lucro sua empresa vai gerar. A Projeção de Fluxo de Caixa apresenta o quanto a empresa vai ter de dinheiro em caixa. E a Projeção de Balanço Patrimonial indica o quanto a empresa irá acumular de riqueza no período projetado. Com estes relatórios, é possível criar um planejamento orçamentário mais assertivo, e consequentemente, melhorar a gestão orçamentária da sua empresa. É possível criar simulações, prever cenários, fazer ajustes e tomar decisões mais adequadas.

Veja também: Como impulsionar as vendas da sua empresa?

Gostou das dicas sobre planejamento orçamentário? Deixe um comentário a seguir! Confira outras dicas e novidades da OSP Contabilidade no Instagram!

ads-osp-contabilidade

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta

Deixe sua contabilidade na mão de quem entende do assunto!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.