Tecnologia será decisiva no futuro das empresas

A vida das pessoas está cada vez mais ligada à tecnologia. E conforme as expectativas, esta relação com o mundo irá se intensificar muito mais nos próximos 5 anos. E se na esfera da vida privada os dispositivos digitais e a internet já se fazem essenciais, na rotina das empresas é ainda mais fundamental. Nos próximos anos, a tecnologia empregada aos processos não será apenas um diferencial, mas uma necessidade para se manter no mercado.

Tecnologia é o futuro das empresas

“Seja ou suma” é a máxima que corresponde ao futuro das empresas: seja adaptável às tecnologias ou deixe o mercado. O uso da tecnologia já é fator de inserção ou exclusão das empresas. Não tem como competir sem o uso de processos mais enxutos e tecnologias aplicadas. Não importa o tamanho da empresa. E este processo de transformação digital já começou há algumas décadas e não tem mais volta.

tecnologias

Mas não veja isso como uma sentença de morte ao seu negócio ou uma obrigação de investimentos. Mudanças ocorrem no mercado a todo momento e investimentos todas as empresas precisam fazer. Faz parte da trajetória de maturação e evolução. É importante, no entanto, que o gestor passe a pesquisar mais sobre de que forma a empresa pode adotar novas tecnologias e novas metodologias ágeis para otimizar e automatizar os seus processos. É válido criar estratégias de aquisição e implementação de novas tecnologias, considerando o retorno de curto, médio e longo prazos.

Mudanças de Mindset

Outra etapa importante ao gestor na transformação digital é a mudança de mindset. A mentalidade para uma empresa digital vai ampliar as suas possibilidades de negócio. É importante ver esta transição tecnológica como uma evolução necessária, uma forma de operacionalizar e inovar, para poder seguir o fluxo do mercado.

Estão na moda as práticas ágeis, como Lean Agile e Scrum, que podem impulsionar a sua produtividade. Além de uma revolução digital, se trata de uma revolução cultural. Trata-se de uma estratégia, e não uma demanda. Através da computação na nuvem, design thinking, learning machine, deep learning, big data e analytics, por exemplo, pessoas, máquinas e dispositivos estão se tornando ainda mais co-dependentes, em uma relação muito ágil e com um grande fluxo de dados.

Todas estas ferramentas e soluções incrementam a rotina produtiva das empresas e impactam na vida das pessoas. Até mesmo o segmento de contabilidade está se desenvolvendo consideravelmente, com soluções on-line e abordagens mais colaborativas e consultivas. Quem quer se manter competitivo em um mercado cada vez mais acirrado deve mudar a visão sobre a tecnologia e investir em recursos que tornem a experiência das pessoas mais positiva e enriquecedora – seja do seu público interno ou mesmo do cliente final.

Veja também: Imposto de Renda – 5 maneiras para salvar o seu bolso

O que achou das novidades sobre o impacto da tecnologia nas empresas do futuro? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Artigos Recomendados