Skip to content

Como trocar de contador – Sem riscos e sem estresse

como trocar de contador

Em muitos momentos da história de uma empresa, os gestores se veem inclinados a trocar de contador. Isso acontece por muitos motivos, que vão desde perda de performance, problemas no processo contábil, desorganização, necessidade de crescimento a partir de técnicas mais consultivas de contabilidade.

Não importa os motivos, saiba que é possível fazer esta transição com segurança e sem estresse. Então, veja a seguir algumas dicas sobre como trocar de contador e conheça as vantagens da OSP Contabilidade!

Documentos em dia ao trocar de contador

É importante que, dentro do possível, a documentação da sua empresa esteja em dia para iniciar o processo de troca de contador. O seu atual assessor contábil deve passar ao seu sucessor os seguintes documentos da empresa:

  • Conforme a Resolução CFC n° 987/2003, há a obrigatoriedade do contrato e distrato de prestação de serviços contábeis, algo que o cliente deve resolver com seu antigo contador pontualmente.
  • Toda documentação relacionada à empresa e os serviços prestados em contrato devem constar em cláusula própria do distrato contratual.
  • Se as informações complementares sobre os cálculos, banco de dados, consulta a sistemas de propriedade do profissional da contabilidade estiverem vinculadas no contrato estabelecido, elas devem ser entregues.

Neste documento de distrato, podem ainda contar informações como: Período de vigência da relação; Histórico das opções/ regime tributário; Controle das obrigações acessórias; fatos relevantes do processo; Posição da conta corrente fiscal; etc.

Como trocar de contador?

Primeiramente, é importante estar com a documentação da sua empresa em dia, bem como com a situação com o antigo contador. Em segundo lugar, é importante considerar um novo contador – ou assessoria contábil – experiente e de confiança, principalmente que ofereça uma estrutura tecnológica segura e uma metodologia que seja eficiente para a sua empresa.

como trocar de contador

Aspectos como computação na nuvem (a fim de integrar informações em tempo real), transparência no processo de contrato e em todas as fases do relacionamento com o cliente, tempo de atuação no mercado (como é o caso da OSP Contabilidade, que há mais de 40 anos auxilia empresas brasileiras), equipe de especialistas, metodologia utilizada – prefira práticas inovadoras, como a contabilidade consultiva – por exemplo, são essenciais na sua escolha.

Faça uma consulta antes de contratar

Deste modo, conversar francamente com o contador ou assessoria contábil escolhidos é fundamental. A dica é marcar uma consulta para expor a situação da sua empresa, as necessidades de crescimento e a visão que tem de futuro da sua própria empresa e os problemas que enfrenta atualmente. O profissional poderá criar uma trilha de ações necessárias e expor também os seus diferenciais e a metodologia de trabalho.

Novo contrato

O primeiro passo após a sua decisão pelo novo contador é realizar com ele um contrato. Todos os termos ficam garantidos para ambas as partes. A nova assessoria contábil poderá solicitar informações como:

  • Senhas de acesso de sites, como Receita federal, Prefeitura Municipal, Sefaz, Previdência Social, FGTS, e-Social, entre outras;
  • Ato societário;
  • Última guia paga de todos os impostos;
  • Contribuições e respectivas memórias de cálculo;
  • Guias de contribuição sindical e respectivas convenção ou acordo coletivo;
  • Fichas de registro, livro de empregados ou e-social;
  • Valor estabelecido como pró-labore a cada sócio;
  • Controle de férias dos empregados;
  • Contrato de trabalho utilizado para empregados com menos de 10 salários e com mais de 10 salários;
  • Declaração do valor mensal de faturamento e do total da folha de pagamento e seus respectivos encargos – último ano;
  • Estrutura de plano de contas, do centro de resultados e de custos;
  • Relatório de clientes e fornecedores;
  • Definição de produtos, tipos de serviços, operações fiscais e perfil de participantes;
  • Inventário do estoque no último mês;
  • Demonstrações financeiras (balanço patrimonial, DRE, DMPL, DFC) e nota explicativa correspondente;
  • Entre outros documentos.

OSP Contabilidade com você!

A OSP Contabilidade está à disposição da sua empresa. Atende a diferentes segmentos, destacando-se as multinacionais, a indústria e o terceiro setor. Com tecnologia de ponta na integração de informações, também atua a partir da contabilidade consultiva e possui uma equipe especializada para atender todos os tipos de negócios.

Gestão administrativa, fiscal e contábil é com a gente! Agende com nossos consultores uma consulta e saiba mais sobre as vantagens que você pode garantir para o seu negócio por meio de um atendimento personalizado e eficaz.

Veja também: KPI’s Financeiros – Faça a sua empresa crescer

Gostou das dicas sobre como trocar de contador? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Compartilhe: