Fluxo de caixa: o que é e por que ele é importante para seu negócio | OSP

Você sabe o que é Fluxo de Caixa?

Se a resposta for não, eu vou te explicar de uma forma simples e fácil. O fluxo de caixa é uma ferramenta para auxiliar o controle financeiro de sua empresa. Tal ferramenta, é fundamental para a tomada de decisões do empresário.

O fluxo de caixa consiste em registrar todos os lançamentos, contas a pagar e a receber. Montando relatórios e gráficos para interpretar e analisar as informações financeiras do seu negócio da melhor forma possível.

É como se você fizesse um Raio X de tudo que entra e sai do financeiro. Dessa forma, é possível remanejar seus gastos, modificando aqueles que estão sendo utilizados de forma indevida para outras áreas de seu negócio.

Dicas para você manter o seu fluxo de caixa em dia.

Categorize todas as entradas e saídas financeiras

Separe de forma organizada todas as entradas e saídas do dinheiro na sua empresa. Principalmente aquelas menores, que somadas e em quantidade, facilmente pesam no orçamento.

É interessante utilizar categorias diferentes (datas, tipo de gasto, formas de pagamento) para você ter um controle maior das finanças e, se possível, especificar como usou esses recursos em sua empresa.

Pense a longo prazo

É importante lembrar que os empresários precisam pensar sempre a longo prazo se quiserem que suas empresas cresçam e ganhem espaço no mercado.

Por meio do fluxo de caixa, você pode fazer previsões bem concretas sobre sua empresa, e assim planejar novas metas e objetivos para os meses seguintes.

Faça controle diário

O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para a boa gestão financeira da empresa. Por isso, é importante você separar a última hora do seu dia de trabalho para fazer as planilhas de entrada e saída.

Além de deixar a sua contabilidade organizada, vai te dar uma boa ideia de como foi a sua rentabilidade no dia. Não se esqueça de registrar as próximas contas a pagar e a receber, pagamentos em atraso e clientes que precisam ser cobrados.

Tenha em mente que uma falha no fluxo de caixa pode comprometer e muito seu negócio a longo prazo. Seja muito cuidadoso com isso. Esse Raio X diário informará muito sobre a saúde a longo prazo de sua empresa.

Não despreze as métricas

Além do fluxo de caixa, você precisa verificar sempre o faturamento, saldo e lucro de sua empresa. Você deve buscar manter um saldo positivo, isto é, ter as entradas sempre superando as saídas.

Verifique os seus gráficos e use a tecnologia ao seu favor. As métricas irão gerar dados importantes para a sua empresa que o ajudarão a tomar muitas decisões, principalmente quando você tiver um histórico de gráficos financeiros em sua empresa. Muitos negócios utilizam esses históricos para tentar prever como serão os meses e anos seguintes.

Use a tecnologia a seu favor

A vinte ou trinta anos atrás, os empreendedores tinham que recorrer ao famoso caderninho ou livro de caixa da empresa para poder organizar suas finanças. Hoje temos acesso a diversos softwares e aplicativos que facilitam muito nossas vidas.

É fundamental você usar a tecnologia a seu favor, e contar com o apoio de um sistema de gestão financeira para ajudá-lo nessa tarefa. Utilizar um sistema também diminui as chances de erro, e torna a tarefa de acompanhar o fluxo de caixa mais fácil.

Alguns exemplos de programas que podem te ajudar muito são o “Zero Paper’’ o ‘’Nibo’’ e o “Conta Azul”, que fazem o fluxo de caixa e auxiliam na construção de diversos demonstrativos financeiros, facilitando e agilizando muito a vida dos empreendedores.

A falta de dinheiro para pagar contas como aluguel, funcionários, fornecedores e a instabilidade financeira são situações comuns em pequenas empresas. Entretanto, em momentos de crise, é imprescindível que o empresário mantenha suas contas em dia.

Com isso, para o fluxo de caixa em uma empresa dar certo, é importante criar uma cultura de planejamento entre a equipe de contadores e o dono da empresa.

Nossa equipe da OSP está pronta para auxiliá-lo com o planejamento do seu Fluxo de Caixa. Clique aqui e faça o seu contato agora mesmo.