Sempre mostramos aqui no blog da OSP Contabilidade diferentes abordagens contábeis que podem ajudar no sucesso da sua empresa. Hoje abordaremos a contabilidade consultiva, que vem crescendo no Brasil e tem várias vantagens a oferecer. Confira a seguir!

O que é contabilidade consultiva?

Você sabia que a contabilidade não se refere apenas às questões tributárias e obrigações legais da empresa? A contabilidade consultiva tem muito mais a oferecer que demandas burocráticas. A proposta deste tipo de atendimento é fornecer informações contábeis para a tomada de decisão dos gestores. É um direcionamento mais estratégico e alinhado ao negócio.

Os movimentos financeiros de uma empresa fornecem um grande fluxo de dados, ainda mais quando comparados ao mercado, às opções de enquadramento e tributos e outras possibilidades que o negócio possui. A contabilidade consultiva utiliza estes dados em um atendimento diferente do convencional.

contabilidade consultiva

Qualquer empresa registrada pode se beneficiar com a contabilidade consultiva, inclusive as MEI’s, principalmente quando querem se beneficiar de distribuição de lucros superior ao limite estabelecido pela lei. A contabilidade consultiva não deixa de lado as apurações fiscais, que tradicionalmente são realizadas pela contabilidade. Mas o foco contabilidade consultiva é a escrituração e analise organizacional, para um negócio mais sustentável.

DESTAQUE: Como a contabilidade pode ajudar a alavancar o sucesso de sua empresa?

Vantagens da contabilidade consultiva

Muitas são as vantagens da contabilidade consultiva. A começar por ser um atendimento mais abrangente e focado na gestão de negócios, sem se privar das ações burocráticas necessárias. Além disso, esta abordagem visa ainda apoiar a busca por possibilidades na economia de custos tributários.

Para negócios em todas as suas fases de maturidade, a contabilidade consultiva ajuda a busca de novas fronteiras com base nas informações existentes nas movimentações da empresa. Ajuda ainda a garantir mais transparência no negócio, o que é fundamental para investidores e credores, como é o caso dos financiamentos. Contribui ainda nos processos gerenciais como um todo.

A contabilidade consultiva tem um papel de parceria e apoio às empresas, que acompanha os movimentos constantemente. É uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do planejamento estratégico. Em uma análise bem mais abrangente, a contabilidade consultiva é um modelo que faz desenvolver a contabilidade com área do conhecimento – ainda mais em um contexto em que o uso de dados e informações como diferencial, pois são indicadores de resultado. Estes dados podem ser obtidos ainda com o uso de ferramentas tecnológicas, como softwares, induzindo o segmento à transformação digital e oferecendo fundamentações reais para a tomada de decisão.

Veja também: Reforma Trabalhista – Em vigência, mas ainda sem regulamentação

Gostou das dicas sobre contabilidade consultiva? Deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais esta matéria!

Share This