Branding – 7 dicas para fortalecer a marca da sua empresa

branding

Fortalecer e expandir a marca deve ser uma constante na vida de qualquer empreendedor. Em um mercado tão competitivo, ser lembrado é fundamental. Mas nem sempre o gestor sabe o que fazer para desenvolver o branding e ter uma marca sólida no mercado. Destacamos 4 dicas para aumentar as suas vendas e a credibilidade junto ao público!

Estude a persona

Quais são os públicos da sua empresa? Faça uma perquisa de público, mesmo que a sua empresa já esteja consolidada. O público muda, assim como as suas necessidades. Uma persona é um personagem fictício com aspectos integrais do seu público, um protótipo do seu cliente. Ela representa o público ideal da marca. Para defini-la e saber como investir no branding da sua empresa, considere os seguintes aspectos:

  • Quais as preferências de consumo?
  • Quais as suas características próprias (idade, gênero, status social, etc.)?
  • O que a persona busca? Qual a sua dor?
  • Quais maiores dificuldades?
  • Quais as suas maiores objeções de compra?

Entenda o seu consumidor e saiba quem ele é para poder alinhar melhor as suas estratégias de branding.

Conheça a concorrência

Para criar estratégias de branding é preciso também conhecer os aspectos da concorrência e não perder o foco nela. Os seus concorrentes mudam e também investem em branding. Logo, analisar a concorrência deve ser algo constante. Isso dará a você mais conhecimento de mercado.

Esteja on-line

Uma vez definidos os aspectos da sua marca, é hora de criar estratégias de atuação. Não tem como pensar uma empresa hoje em dia fora da internet e das redes sociais. Crie perfis nas redes sociais mais importantes e adequadas ao seu negócio. Lembre-se que, neste meios, a marca deve se comportar de forma personificada, de um para um, já que as redes sociais são grandes comunidades de pessoas. A linguagem não pode ser a mesma de outros meios de comunicação de massa. Interaja e fortaleça a estrutura da persona que criou. Estude a clientela, que neste meio é mais acessível.

Invista em e-mail marketing

Para muitos negócios, o e-mail marketing ainda é uma boa estratégia para fortalecer o branding, pois você pode oferecer informações em primeira mão ao cliente.

Tenha um site e blog otimizados

O site da empresa é o ponto de partida dos seus negócios. É a vitrine digital da sua empresa. Além de bem estruturado, ele deve promover a expansão digital orgânica da marca. E para isso, conte com técnicas de Search Engine Optimization (SEO) em seus conteúdos. Isso gerará tráfego orgânico e natural ao seu site.

Contrate serviços especializados

Nem sempre o empreendedor poderá lidar com todas as demandas de branding da sua empresa. Desta forma, é importante contratar um especialista ou empresa especializada nesta função.

Criação de conteúdo

A produção de conteúdo é essencial para quem quer trabalhar o branding no universo digital. Ele serve para levar informações úteis sobre a empresa ou sobre os seus segmentos e produtos, trazer novidade e fazer da sua marca uma referência no mercado. Logo, o conteúdo deve ser otimizado, muito bem desenvolvido, diversificado e disponível em diferentes mídias e produzido com excelência por um profissional.

Defina ações pós-venda

Nem todos os empreendedores se preocupam com as ações pós-venda, mas elas são muito importantes. Estas ações fortalecem marca e ajudam a aumentar as vendas. Basicamente, é importante ouvir o que o cliente tem a dizer e conhecer o seu nível de satisfação para tomar decisões mais alinhadas.

Invista no atendimento

O atendimento é peça-chave para a fidelização do cliente e para expandir a sua marca. É preciso planejar o tipo de atendimento e suporte oferecidos, com foco na redução do Custo de Aquisição de Clientes. Este critério tem a ver diretamente com o sucesso da sua marca e com a lucratividade do negócio.

Veja também: Valuation – Guia básico para calcular o valor de uma empresa

O que achou das dicas sobre branding? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais!

Artigos Recomendados