Skip to content

Bem-estar na empresa – 8 dicas para ser mais saudável

Bem-estar na empresa

Bem-estar na empresa é garantia de mais produtividade e felicidade entre os colaboradores. Todas as pessoas querem se sentir bem no lugar em que passa boa parte da sua vida: o ambiente de trabalho. Logo, as empresas têm o compromisso de garantir as melhores condições de saúde e desenvolvimento para seus colaboradores – ainda mais se também quiserem ter benefícios em seus processos.

A seguir, confira como algumas atitudes simples podem fazer a diferença nos resultados do seu negócio e também transformar a vida de seus parceiros e funcionários!

1) Organização e limpeza é essencial

A organização e a limpeza do ambiente de trabalho impactam fortemente no bem-estar na empresa. Iluminação adequada, móveis em condições de uso, organização do ambiente e dos recursos, limpeza e asseio em toda a estrutura devem ser uma garantia da empresa e um compromisso de todos.

É o primeiro passo para ter mais resultados na rotina produtiva e no bem-estar dos seus colaboradores. Algumas práticas, como a 5S – que é uma metodologia japonesa de gestão da qualidade – visam a limpeza, organização e padronização de todo o ambiente e dos processos. Podem ajudar nesta etapa.

2) Promoção de boas práticas de saúde

Ginástica laboral, dia da fruta, calendário de vacinação na empresa, programas de saúde para colaboradores e dependentes, CIPA e outras ações visam promover a saúde física e mental na empresa. Por que não as adotar? Adotar programas de segurança no trabalho é outra dica para qualquer tipo de empresa – são práticas que envolvem o RH, coordenadores e os próprios colaboradores.

3) Adoção de equipamentos ergonômicos

Equipamentos ergonômicos ajudam a evitar lesões nas funções laborais, evitam faltas e interrupções do trabalho e turn over. Não possuem um custo alto e fazem a grande diferença em longo prazo. A dica é fazer uma análise do que é necessário em cada função e adquirir o equipamento mais eficiente neste sentido.

bem-estar na empresa

4) Eventos especiais na rotina da empresa

Eventos especiais e anuais são importantes para integrar as pessoas e engajar o colaborador aos propósitos do negócio. É uma forma de adquirir conhecimentos, fortalecer o networking, confraternizar e tirar um pouco os colaboradores da rotina de trabalho. É possível implementar um calendário de eventos especiais na rotina da empresa.

Além disso, lanches e pequenos eventos no ambiente de trabalho para comemorar uma conquista ou data comemorativa são excelentes para valorizar as pessoas, engajar e promover o bem-estar na empresa. Premiações e reconhecimento dos esforços de forma pública também é uma boa prática que visa a qualidade de vida no trabalho. Espaços de convivência permanentes também são muito úteis.

5) Feedback e bem-estar na empresa

Promover o feedback é importante para que todos tenham vez e voz para expor ideias e contornar situações que nem sempre são positivas. É preciso entender que o bem-estar nem sempre está relacionado aos aspectos físicos, mas também relacionais e emocionais.

6) Empresas parceiras

É possível criar parcerias com academias, clubes, clínicas e consultórios, lugares que ofereçam atividades recreativas e outras empresas que possam contribuir com o bem-estar do colaborador. Além de não custar nada para a empresa, promove o mercado local e oferece oportunidades ao trabalhador.

7) Gestão do tempo

A boa gestão do tempo é algo que impacta na qualidade de vida na empresa. Logo, deve ser incentivada, para evitar sobrecarga junto aos envolvidos e desconforto em relação ao trabalho. Treinamentos neste sentido e o uso de fermentas eletrônicas podem ajudar bastante, assim como uma gestão de tarefas e responsabilidades adequada por parte dos coordenadores.

8) Treinamentos

Oferecer mais conhecimento e técnicas é uma forma de valorizar o colaborador e tornar a sua rotina de trabalho muito mais agradável. Treinamentos são investimentos, mas também têm um impacto positivo no bem-estar na empresa.

Veja também: Microempresa precisa de Contador? – Vantagens e benefícios

Gostou das dicas sobre bem-estar na empresa? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Compartilhe: