10 dicas para ajudar você a manter seu corpo e mente saudável e produtivo, enquanto toca o seu negócio

Ser um empreendedor e administrar o seu próprio negócio é uma das experiências mais gratificantes que podemos alcançar. É também um grande desafio, para nosso corpo e mente. É essencial mantermos nossa cabeça sã, para não deixar que esse momento extraordinário, transformar-se em algo extremamente estressante e danoso. Irei elencar algumas dicas e regras pessoais, que me ajudaram e ajudam muito na caminhada rumo nossos objetivos empresariais.

 

1) Tenha um sono profundo e restaure suas energias

 

Principalmente durante os primeiros estágios de um negócio, quando você está tomado de pura adrenalina e há um milhão de itens para decidir, seu gasto energético será maior e a necessidade de um descanso de qualidade torna-se essencial. Você precisa estar cheio de energia e pronto para enfrentar o dia, quando acordar pela manhã.

 

Sabemos que dificilmente teremos tempo para as 8 horas recomendadas. Eu sempre procuro focar na qualidade em detrimento da quantidade, quanto falamos do número de horas de sono. Pessoalmente eu tenho um desempenho melhor em 4 horas de sono profundo, em comparação a 8 horas de má qualidade.

 

Procure ter um ambiente de sono propício, assim você poderá atingir estágios profundos enquanto dorme. Mesmo por poucas horas, será possível restaurar suas energias e estar disposto para os desafios que um empreendedor tem pela frente todos os dias.

 

2) Seja ativo, movimente-se

 

Ficar maior parte do dia sentando atrás de um computador não é saudável. Sei que você sabe disso. Vários estudos de saúde e estatísticas mostram que, passar o dia sentado atrás de uma mesa, corrobora com o extermínio da saúde. Muitas vezes não nos damos conta, porque isso acontece lentamente e de repente a saúde já era. Então, por que esse hábito está cada dia mais frequente?

 

Uma das principais características do empreendedor é ser extremamente focado em atingir seus objetivos, o que muitas vezes nos tornam cegos e ignoramos todo o resto, incluindo a saúde e o bem-estar.

 

Não deixe de exercitar-se. Eu gosto de academias, estou sempre antenado para encontrar uma dentro do meu itinerário. Com planejamento é totalmente viável dedicar-se 45 minutos do seu dia para o seu corpo. Se o momento impede os 45 minutos diários, não deixe ao menos de alongar-se e caminhar sempre que possível. Saúde é coisa séria e sem ela, nada faz sentido.

 

3) Tire um tempo fora e não entre no piloto automático

 

Muitas pessoas dizem que querem tornar-se um empreendedor e possuírem seu próprio negócio, principalmente para ter a liberdade e tempo livre sempre que desejarem. Parece bom, mas a realidade geralmente é outra. À medida que o seu negócio cresce, ele pode consumir cada grama de energia e tempo que você tem.

 

É comum ver empresários esgotados por completo. É fundamental tirar uma folga. O tempo fora, irá recarregar suas energias e foco, tornando-o mais produtivo quando retornar ao trabalho.

 

Não caia no piloto automático, a vida é bela e passa muito rápido. Sair da rotina, mesmo que por pouco tempo, nos faz enxergar oportunidades e também pontos de melhoria para o nosso negócio.

4) Ocupe seu tempo livre com hobbies

 

Uma mente empreendedora não consegue ficar parada um minuto se quer. Quando não estamos submersos em atividades relacionadas ao nosso negócio é muito importante desenvolvermos hobbies e atividades planejadas. Se não, o que restará para fazermos nos dias de folga, certamente será trabalhar e trabalhar. Aquela checada rápida nos e-mails, pode facilmente se transformar em um dia inteiro de trabalho. Use o seu tempo fora, com atividades que você gosta. Programe-se e desenvolva novas habilidades.

 

5) Tenha um espaço de trabalho confortável e organizado

 

Não obstante, a importância que o clima positivo dentro do ambiente de trabalho exerce, também é importante que você sinta-se bem dentro do espaço físico que passa a maior parte do seu dia.

 

É comum empresários não darem o devido valor ao ambiente de trabalho. Gasta-se muito para manter-se dentro das novas tendências tecnológicas e pouco com o ambiente. Paga-se centenas de Reais pelo novo modelo de smartphone e pouco com uma cadeira executiva, com apoio para os pés e uma mesa adequada.

 

A organização também é essencial, não conseguiremos ter raciocínios e ideias coesas, inserido em um ambiente bagunçado e/ou sujo ou ainda desconfortável.

 

Avalie como o seu ambiente de trabalho lhe inspira.

 

6) Defina limites e momentos off.

 

Esse acredito que esse seja um dos itens mais complicado de se cumprir. Graças a tecnologia, estamos sempre conectados a nosso negócio 24×7. Qualquer hora e lugar é tempo para checarmos nossos e-mails e/ou conectarmos a nosso sistema de ERP. A pressão para se manter conectado o tempo todo, pode acabar com o equilíbrio entre vida pessoal e negócios e desencadear uma série de problemas.

 

A solução é estabelecer limites, por exemplo: Procuro desligar meu e-mail móvel aos domingos, assim resta 1 dia desconectado, para recarregar as energias sem a competição dos e-mails. Confesso, não é fácil, mas é possível e lhe fará muito bem.

 

7) Tenha vida social

 

Muitas vezes, empresários desejam permanecer em sua área criativa e dedicar 100% do tempo e esforço, focados na construção do seu sonho profissional. Isso não é saudável. É essencial para uma mente sã, o convívio e interação social com amigos e familiares.

 

Reunir-se com um grupo de amigos ajuda a manter sua mente fora das situações de negócio potencialmente estressantes e ajudam a manter você conectado com o mundo exterior . Não deixe de aproveitar uma noite ocasional com amigos, porque sente que tem um prato cheio de trabalho a ser digerido. Saiba que na trajetória de um empreendedor, esse prato sempre estará cheio. Tente se planejar e aproveitar as oportunidades com amigos e família.

 

8) Estabeleça horários claros e bem definidos

 

É comum encontrar empresários com o sentimento de que precisam trabalhar o tempo todo, para manter o seu negócio “respirando”. Isso resulta em exaustão física e mental, afetando severamente a sua produtividade.

 

Aconselho a estabelecer um horário para parar de trabalhar todos os dias e cumpri-lo. Com o tempo irá notar que você começa cada dia renovado, aumentando consideravelmente a sua produtividade.

 

9) Alimente-se bem

 

Sempre que o tempo é o problema, fast food, lanches, salgados logo nos vem a mente, pela praticidade e conveniência. A combinação de permanecer o dia todo sentado e uma má alimentação, pode resultar no ganho de quilos extras, mais rápido do que muita Ferrari, e também aumentar seu risco com doenças cardíacas.

 

Programe sua refeições. Faça compras pensando no que e quando irá comer. Mesmo no cotidiano corrido de um empreendedor, é preciso pensar no que você está comendo. Afinal nós somos o que comemos.

 

10) Esteja sempre otimista

 

Ninguém mais do que um empreendedor terá suas influências positivas colocadas em questão. É do ser humano, colocar em prova algo inovador e que jamais ninguém repetiu. Independente da situação que você esta passando, é essencial que permaneça otimista e consciente que tudo vai dar certo.

 

Pensamentos negativos nunca reproduzem resultados positivos. Assim o seu negócio torna-se vulnerável a partir do momento em que você começar a ter dúvidas.

 

Mantenha sua mente e corpo saudáveis como empresários/empreendedores, sabemos que essa tarefa não é fácil, mas tenho certeza que as dicas acima irão ajudá-lo a ter uma vida equilibrada e manter a sua saúde física e mental. Seja empreendedor também com a sua saúde!

 

Qual é a sua dica para adicionar a essa lista? Gostaríamos muito de ouvir o que você faz para manter sua sanidade física e mental enquanto toca o seu negócio. Deixe o seu comentário abaixo.

Artigos Recomendados