Skip to content

Microempresa precisa de Contador? – Vantagens e benefícios

A imagem mostra dois profissionais em uma reunião de negócios, um homem sorridente olhando para uma mulher, com documentos em mãos, em um ambiente de escritório, que pode representar a consulta a um contador, relacionado ao tema 'Microempresa precisa de Contador?'.

Esta é uma dúvida muito comum entre os empresários brasileiros: a microempresa precisa de contador? Quais são as vantagens? E afinal, como contratar? A seguir, você confere algumas dúvidas e resoluções que farão a diferença em seu negócio!

É preciso de um contador para abrir uma microempresa?

Em suma, a lei garante que nenhuma empresa precisa de contador para realizar a sua abertura. Contudo, os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) indicam que todas as empresas devam contar com um profissional de contabilidade registrado para acompanhamento e contabilização de sua movimentação financeira. O MEI (Microempreendedor Individual) é o único formato que foge à regra. As demais empresas, inclusive a microempresa, por lei, deve contar com um contador registrado.

O contador pode realizar os trâmites de abertura de empresa, indicar o melhor regime tributário e enquadramento social para o seu negócio, sendo que as microempresas – ME e EPP – empresas de pequeno porte devem ter o faturamento bruto de até R$ 4,8 milhões ao ano.

Por exemplo, O balanço, os livros contábeis e os arquivos enviados digitalmente (SPED, DIRF, DCTF, entre outros) devem ser assinados por um contador com registro ativo no CRC.

Por que a microempresa precisa de um contador constantemente?

Como dito, é uma obrigação legal. É ele quem irá se responsabilizar pelo acompanhamento do seu negócio junto aos órgãos fiscalizadores. Deste modo, para responder pela contabilidade da empresa ao longo do tempo, um contador é necessário. No caso da microempresa, pode-se até abrir o negócio sem a ajuda do contador, sendo este muito indicado, mas na rotina da empresa ele será fundamental.

Profissionais em um escritório em reunião, com foco em documentos e um laptop, ilustrando a discussão sobre "por que a microempresa precisa de um contador constantemente", conforme mencionado no post com o mesmo título.

Há uma série de obrigações e demandas que devem ser atendidas na rotina de uma microempresa, e apenas um especialista pode ajudá-lo a conduzir este processo.

Além disso, o especialista em contabilidade pode orientá-lo em demandas estratégicas para a sua empresa. Ele tem muitos conhecimentos necessários para o seu negócio em um mercado cada vez mais competitivo.

Que outras vantagens a microempresa tem ao contratar um contador?

As vantagens que um contador especialista pode oferecer à sua empresa são muitas:

  • Abertura da empresa e obtenção do CNPJ
  • Ajuda no enquadramento social e regime tributário mais adequados
  • Indica vantagens e benefícios fiscais para o seu segmento
  • Organização das rotinas diárias e mensais – contábeis, fiscais e financeiras
  • Geração e organização de informações e relatórios
  • Acompanhamento da saúde financeira da sua empresa
  • Consultoria especializada e estratégica
  • Regularização do negócio
  • Efetivação de obrigações fiscais e contábeis
  • Redução de custos de impostos
  • Agilidade na gestão
  • Acompanhamento do crescimento da empresa em fases
  • Emissão de documentação relativa a este setor
  • Entre outros benefícios.

Afinal, como escolher uma assessoria contábil?

Como já foi dito, a sua empresa possui aspectos administrativos, fiscais, tributários e contábeis bem específicos. Toda empresa possui estas demandas. A contratar um contador, você garante que todos estes processos sejam gerenciados e acompanhados por um especialista, tornando-o mais simples, seguro e ágil. Nesta matéria, já falamos dos cuidados que você deve ter ao contratar um contador – leia na íntegra!

No caso da OSP Contabilidade, por exemplo, os processos contábeis são geridos por tecnologia de alta performance, que permite a melhor tomada de decisão a qualquer momento. Além disso, a OSP trabalha com Contabilidade Consultiva, que é uma perspectiva estratégica e inteligente, em que o contador é um verdadeiro consultor, apontando oportunidades e vantagens para o seu negócio. Fale com a gente!

Veja também: Filmes sobre Contabilidade – 10 filmes para se inspirar

Gostou das dicas sobre como a microempresa precisa de contador? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

 

Uma contadora sorridente, simbolizando o serviço acessível e sem burocracia oferecido pela OSP para a troca de contador.

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

1 Comment


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta

Deixe sua contabilidade na mão de quem entende do assunto!

Preencha os campos abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.