Skip to content

Clientes Inadimplentes: 5 dicas de como realizar as cobranças

A imagem é uma ilustração em preto e branco que retrata dois homens em um diálogo, com expressões faciais que sugerem uma conversa séria. Um homem, vestindo roupas casuais e um boné (Seu Madruga) a frente do seu Locador. A ilustração pode representar uma discussão sobre 'Clientes Inadimplentes'.

Há certo tabu ao lidar com clientes inadimplentes. É de fato uma situação delicada ao atender clientes que estão em atraso com seus pagamentos. Mas há algumas dicas efetivas para entrar em contato com o cliente devedor, com empatia e objetividade, contornando a situação e sem levar a situação para o jurídico. Veja mais a seguir!

1) Cobre os seus clientes inadimplentes sem medo

É um direito da empresa cobrar pelos serviços e produtos vendidos. Por isso, faça a cobrança sem medo e de forma cordial. Assim como o consumidor tem direitos inclusive durante a cobrança, a empresa tem respaldo jurídico de cobrar. A falta de pagamento também prejudica o crescimento do seu negócio e a contabilidade da empresa em geral. Por isso, conheça as determinações do Código de Defesa do Consumidor e outras leis e faça uma cobrança discreta, sucinta e clara.

2) Notifique o seu cliente inadimplente

Notifique o seu cliente inadimplente da situação de maneira formal e clara. O alerta pode ser feito por celular, por carta, e-mail e outros recursos. Deixe transparentes os prazos e envie a notificação de tempos em tempos, até um dia antes da finalização do prazo. Mantenha sempre na notificação as formas de contato. Esta etapa é importante para que a empresa se assegure da obrigação de informar o cliente sobre a dívida.

3) Treine a sua equipe para abordar adequadamente o cliente inadimplente

Muitas vezes a sua equipe da sua empresa é quem fará a cobrança. Por isso, treinamento e um protocolo de atendimento sobre estas situações é fundamental para evitar excessos, ameaças e outros erros passíveis de processos. É importante que os profissionais de cobrança sigam o Código de Defesa do Consumidor.

Gentileza e cordialidade podem ser também ferramentas úteis para chegar a um acordo com clientes inadimplentes. Caso não se chegue a um acordo, além dos órgãos de proteção ao crédito, é possível recorrer a um serviço especializado de cobrança.

4) Ofereça opções

Oferecer opções de pagamento e resolução da dívida é uma das estratégias mais eficazes diante de clientes inadimplentes. Por exemplo, um desconto para a quitação integral, parcelamento da dívida com juros justos, financiar através de bancos, etc. É importante que o dinheiro entre nas suas contas mesmo que aos poucos ou que seja parcial. É uma dica antes de envolver processos de cobrança mais pontuais.

Veja também: 5 erros que desperdiçam dinheiro da sua empresa

5) Utilize um sistema de cadastro

Um dica interessante é adquirir um sistema de cadastro de clientes que crie um histórico de cada um. Com isso, é possível verificar outros casos de inadimplência e separar os melhores pagadores dos demais, ou mesmo otimizar os prazos para que seus clientes paguem na data combinada.

Com estes dados é possível ainda elaborar ofertas e melhorar as condições, além de evitar falhas de pagamento. Há muitas ferramentas deste tipo no mercado, para todos os orçamentos, e é possível ainda trabalhar com planilhas, caso não queira investir em um sistema.

Veja também: MVP – Produto Minimamente Viável – Teste os seus produtos com assertividade

Então, o que achou das dicas sobre clientes inadimplentes? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Não deixe de seguir a OSP Contabilidade no Instagram!

Uma contadora sorridente, simbolizando o serviço acessível e sem burocracia oferecido pela OSP para a troca de contador.

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta

Deixe sua contabilidade na mão de quem entende do assunto!

Preencha os campos abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.