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MVP – Produto Minimamente Viável – Teste os seus produtos com assertividade

MVP

Na rotina das empresas, muitas boas ideias podem surgir e se transformarem em produtos e diferenciais. Mas há uma jornada entre o desenvolvimento de um produto e a utilização pelo consumidor final. Além disso, como ter a certeza de este produto terá sucesso? Para isso existe o MVP – Produto Minimamente Viável, um recurso que testa a viabilidade do produto que ainda nem chegou ao mercado. Veja como ter certeza sobre as suas funcionalidades, aceitação do público e rentabilidade antes mesmo de lançar os seus produtos!

O que é MVP?

A expressão MVP (Minimum Viable Product ou Produto Minimamente Viável) indica a um tipo de teste de viabilidade de um projeto ou produto. Trata-se da modelagem e da análise de como este produto se comportaria no mercado, antes mesmo que a empresa invista sobre esta ideia.

Desta forma, a ferramenta serve para testar o produto com o mínimo de funcionalidade, considerando o melhor cenário possível e oferece vantagens que vão além da economia. É possível, neste processo obter experiência, aprendizado e superar problemas antes mesmo que cheguem até o consumidor.

Em um momento em que a economia se encontra instável e as empresas possuem recursos limitados para investir em novos produtos, e também em um momento em que investir em inovação é um diferencial, senão uma necessidade, testar as suas criações pode ser uma ótima saída para economizar e lucrar mais.

Como testar os produtos da sua empresa pelo MVP?

A criação de um novo produto é quase um rito de passagem para qualquer empresa. É também uma decisão muito importante para os gestores, já que além do investimento envolvido, há os impactos junto a marca quando este chega aos seus consumidores.

E quanto maior a competitividade no mercado, mais garantias os gestores devem ter de que o produto será um sucesso. Por isso, o MVP é uma ferramenta que ajuda a criar diferenciais e a investir em produtos adequados. Isso porque a ferramenta permite estabelecer critério para um processo de desenvolvimento de produto prático e seguro, que permite com que você crie, simule contextos, crie previsões para mercados, identifique custos e preços, segmentos, clientes e mensure os resultados antes do lançamento propriamente dito.

Coleta de dados, simulação e medição

Primeiramente, é importante buscar entender o mercado e as suas necessidades, efetivando uma coleta de dados. A chamada dor do cliente e a opinião das pessoas contam muito neste processo. Em seguida, é preciso definir uma equipe que irá atuar no MVP. Estas pessoas devem ter uma visão do todo em relação ao que precisa ser desenvolvido. Estabeleça também metas para o que se quer alcançar.

Depois, é hora de desenvolver o produto propriamente dito – com suas características bem definidas. Após eliminar excessos e lapidar a sua ideia, é importante colocar o produto para funcionar – na etapa que chamamos de simulação. Há muitos tipos de testes, assim como existem muitos tipos de MVP. É preciso escolher aquele tipo que mais tenha a ver com as suas perspectivas. A medição é a fase que utiliza métricas para validar o produto antes de lançá-lo. Permite ainda descobrir pontos de melhorias e vantagens.

Desenvolvendo um MVP

A seguir, você poderá ter uma noção de como criar um MVP:

Defina uma proposta de valor – Defina as demandas que levam a criação do produto e os diferenciais que ele poderia oferecer para um segmento ou mercado.

Defina o público – Crie um perfil do cliente ideal, que possa contribuir para analisar, testar e melhorar ainda mais o seu produto.

Saiba o que precisa ser testado – Aponte as suas incertezas iniciais e saiba o que precisa ser testado. Defina também as métricas do que será analisado.

Faça a análise do feedback – Quais informações obteve em seus testes? Este é o momento da análise e formatação dos resultados.

Ouça o que o público tem a dizer – Ouça os feedbacks das pessoas e melhore ainda mais o produto.

Faça melhorias – O teste não é o produto final. Tenha um momento de melhorar ainda mais o seu produto antes de lançá-lo.

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Então, gostou das dicas sobre como desenvolver um MVP? Aliás, deixe um comentário a seguir e compartilhe este conteúdo nas redes sociais! Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

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