Skip to content

Gestão financeira: 5 erros que fazem sua empresa perder dinheiro

Um profissional analisando dados financeiros em um gráfico, com um monitor ao fundo exibindo gráficos e mapas mundiais. A cena ocorre em um escritório, sugerindo um ambiente de trabalho organizado e focado, capturando o conceito de 'Gestão Financeira', com ênfase na análise detalhada de dados para tomada de decisões econômicas.

A gestão financeira de uma empresa, com comprometimento, estratégia e o uso de tecnologia, não tem mistério. Contudo, há alguns erros muito comuns entre os gestores, que podem condenar de vez o seu negócio. Veja a seguir 5 erros que fazem com que a sua empresa esteja desperdiçando dinheiro.

1) Misturar CNPJ com CPF

Este é um erro clássico do gestor brasileiro, principalmente dos iniciantes. Não misture as contas pessoais com os gastos da empresa, pois com o tempo será muito difícil desvencilhá-los ou mesmo analisá-los separadamente.

Quando há uma confusão entre as contas pessoais e da empresa pode ser difícil criar um capital de giro e manter as contas em dia. Por outro lado, pode comprometer também o seu patrimônio pessoal.

2) Falta capital de giro

Não ter capital de giro à disposição é um grande complicador da gestão financeira. Isso leva aos empréstimos, aos cartões de crédito e outros serviços caros que, podem se tornar uma bola de neve. Pode atrasar pagamentos de fornecedores e complicar as suas vendas.

Toda empresa tem diferentes gastos e um ciclo de lucro. Eles devem estar alinhados para que a empresa crie um capital de giro que supra as suas necessidades. Mas como ter um capital de giro? Simples: economizando e fazendo reservas. Para tal, deve adotar estratégias assertivas, como ter um fluxo de caixa organizado, ter um contador de confiança, enxugar as despesas da empresa, fazer parcerias vantajosas, etc.

3) Não se dedicar ao fluxo de caixa da empresa

O fluxo de caixa é onde começa e termina a gestão do seu negócio. Deve ser diário e feito através de uma ferramenta ágil na composição e gestão dos dados. Se você não tem um fluxo de caixa diário, a sua empresa caminha em plena escuridão. Você não sabe o quanto de dinheiro entra e sai e não pode tomar decisões sensatas.

Adote os sistema de fluxo de caixa – pode ser um software ou mesmo uma planilha simples – e o acompanhe diariamente. Ele fornecerá muitos dados para a sua tomada de decisão. Veja mais nesta matéria!

4) Pagamento mínimo do cartão de crédito corporativo

Muitas empresas utilizam o cartão de crédito corporativo, o que é comum e bastante prático. Mas um erro de gestão financeira é pagar apenas o mínimo das faturas. Isso pode engessar a relação com os fornecedores e além disso pode comprometer o caixa do seu negócio.

Se você paga apenas 15% da fatura em um mês (o mínimo), no mês seguinte terá 85% mais o valor da fatura atual. E se não tiver muito jogo de cintura e dinheiro em caixa, pagará juros. É na fatura mínima do cartão de crédito que muitos gestores se perdem.

Duas coisas que se tem que ter em mente: 1) cartão de crédito é um empréstimo caro de um valor que você não tem; os juros de cartão de crédito no Brasil estão entre os mais altos do mundo.

5) Estar alheio às oportunidades

O mercado é um universo de oportunidades para aqueles que estão empenhados em buscá-las e para os que estão preparados para elas. O primeiro passo é solucionar os erros de gestão financeira citados acima e outros que o seu negócio tenha para estar pronto para o que está por vir.

Há muitos tipos de oportunidades e o gestor deve conhecer bem o mercado e seu segmento para descobri-las e aumentar e expandir a sua empresa. Por exemplo, há serviços bancários mais baratos que possam enxugar as despesas da sua empresa? Que outras despesas podem ser revistas?

Além disso, há um enquadramento social mais adequado para o seu negócio ou um programa do Estado que beneficie o seu segmento e pelo qual ainda não optou? De que forma é possível organizar as suas contas para aproveitar oportunidades de caráter tributário, fiscal, legal e estrutural? Talvez seja a hora de fazer uma visita ao seu contador – fale com a equipe OSP Contabilidade e saiba mais sobre este assunto.

Como é possível fazer pequenas mudanças em seu atendimento que irá impactar na satisfação dos seus clientes e as suas vendas? Como é possível ter mais lucro com parcerias estratégicas? São questionamentos como estes que levam o gestor a se deparar com oportunidades.

Veja também: O que vai garantir que sua empresa se destaque em 2021?

Então, o que achou das dicas sobre fluxo de caixa? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Não deixe de seguir a OSP Contabilidade no Instagram!

Uma contadora sorridente, simbolizando o serviço acessível e sem burocracia oferecido pela OSP para a troca de contador.

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

0 Comments

  1. […] contador é o profissional que detém o conhecimento necessário para orientar o empresário sobre gestão financeira, garantindo que tudo esteja correto e também que sua empresa cresça em segurança e […]


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta

Deixe sua contabilidade na mão de quem entende do assunto!

Preencha os campos abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.