Dizer que vivemos uma era da tecnologia, ou seja, um período histórico altamente impactado pela relação que temos com as novas tecnologias, pelo grande fluxo de dados e informações e pelo desenvolvimento de novos conhecimentos intrinsecamente ligados ao negócio para se diferenciar no mercado, não é necessariamente uma novidade.

Avanço necessário em plena Era da Tecnologia

Há algumas décadas podemos perceber um avanço sem precedentes na história de tecnologias, principalmente das tecnologias da informação e comunicação. A globalização, a expansão da internet e o grande apelo tecnológico fizeram surgir uma infinidade de produtos e serviços e modificaram para sempre o comportamento de pessoas e empresas.

É até difícil imaginar, por exemplo, o segmento de contabilidade em pela década de 1990: burocratização intensa, informações desconexas, excesso de papel e rotinas pouco eficientes, pautadas pelas necessidades operacionais e tributárias. Hoje, e através das tecnologias digitais, o paradigma da contabilidade mudou, ampliou seus serviços – todos mais ágeis e dinâmicos, integrados e com informações em tempo real – e pôde oferecer às empresas um atendimento mais estratégico.

E para os próximos anos, estas mudanças devem se intensificar. Veja 5 dicas para se adaptar e ter melhores resultados diante da chamada Era da Tecnologia.

1) Inovar e renovar

Para sobreviver à Era da Tecnologia, se adaptar e ainda ter os melhores resultados em um mercado cada vez mais acelerado é preciso apostar em inovação. Inovar significa expandir uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores.

Na prática, o termo é mais complexo do que parece: uma empresa que inova não cria apenas um novo produto ou serviço, mas estes surgem de um processo diferenciado, com conhecimentos desenvolvidos no cerne da organização, e estes surgem da renovação de antigos padrões e costumes. É também transformar novos conhecimentos em dinheiro, ou seja, trazer ao mercado e à sociedade produtos e serviços que quebram o padrão estabelecido, imbuídos de novos conhecimentos, de novas metodologias e até mesmo de novos valores.

De que forma a sua empresa busca por sistemáticas que possam conceber estas novidades? O que mais é preciso para transformar e renovar as atividades do seu negócio e envolver as pessoas através deste movimento? De que forma as novas tecnologias podem contribuir com isso?

2) Pensar fora da caixa

Não dá para inovar e ter bons resultados na Era da Tecnologia fazendo mais do mesmo, pensando da mesma forma. O gestor que deseja permanecer no mercado nos próximos anos deve fazer um esforço para pensar diferente, buscar novos referenciais e ser um novo referencial no mercado através do seu negócio. Especialistas garantem que a criatividade será uma competência ainda muito mais procurada entre os profissionais, que devem ainda ser ousados, preparados e abertos para desenvolver novos processos.

era da tecnologia

A cultura organizacional, neste sentido, será essencial para criar um ambiente fora da caixa, ou seja, propor uma atmosfera humanizada e criativa, ofertando ainda autonomia e liberdade de diferenciação é uma tarefa da empresa do futuro.

3) Transição tecnológica e paradigmática

Já estamos vivendo um período de transição tecnológica, em que as empresas estão se adaptando, adquirindo tecnologias digitais para impulsionar os seus resultados. A boa notícia é que a grande oferta de novas tecnologias tornou a aquisição acessível para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Outro ponto positivo é que não é preciso modificar toda a estrutura operacional da empresa, mas ir adaptando aos poucos o que já existe. E mais que aquisições tecnológica, a mentalidade e o método precisam mudar: é uma quebra de paradigma o que temos hoje, em que a tecnologia acompanha um novo modo de saber-fazer.

4) Quais são os seus diferenciais?

As tecnologias por si só não trarão grandes resultados para o seu negócio. Não adianta investir milhões em atributos tecnológicos se estes não serão aplicados para um fim. No caso, é preciso utilizar as tecnologias digitais para gerar novos conhecimentos, e consequentemente, novos diferenciais de mercado. O apeno tecnológico estão integrados aos seus produtos diferenciados.

Mas a busca de novos diferenciais não é tarefa corriqueira ou mundana: é preciso que haja estratégias e metodologias, capacitação dos envolvidos e incentivos na rotina corporativa para que os resultados sejam mais presentes.

5) Experiência em foco

A experiência é outro termo que está relacionado à Era da Tecnologia. O novo paradigma do mercado é caracterizado pela experiência que um produto pode trazer ao usuário, e não apenas pela função que ele possui. Logo, além de ser um produto tecnológico e diferenciado, ele deve proporcionar emoções, transmitir valores e permitir experiências diferenciadas. Isso deve ser considerado na hora de adaptar o seu negócio a estes novos tempos tecnológicos.

Veja também: Indústria Nacional – Saídas e tendências que mobilizam o setor

O que achou das dicas sobre como sobreviver à Era da Tecnologia? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-nos no Instagram!

Share This