Skip to content

Empresas Multinacionais – O que saber sobre contabilidade

A imagem apresenta um globo terrestre colorido ao lado de pequenas caixas marcadas com as palavras "Fragile" e "Express", simbolizando o alcance global e as operações de comércio internacional típicas de 'Empresas Multinacionais'.

As empresas multinacionais brasileiras e as estrangeiras atuando no Brasil devem estar um passo à frente no que diz respeito ao universo das tributações, legislações e obrigações, para terem o melhor desempenho, mesmo frente à crise. O país é reconhecido por seus tributos, demandas fiscais e obrigações, mas oferece também muitas oportunidades em diferentes segmentos para empresas deste porte.

Contabilidade para empresas multinacionais

É muito comum as empresas multinacionais que estão alocadas no Brasil se depararem com um complexo sistema tributário e legal, que muitas vezes parece funcionar contra o seu desenvolvimento. Mesmo sendo um país grande e em franca expansão, a regulamentação das atividades aqui na maioria dos casos é diferente dos países de origem. Estas diferenças e especificidades requerem cautela e conhecimentos especializados, para que a empresa veja oportunidades e dinamismo em sua atuação no país.

Um globo terrestre colorido, destacando diferentes países em várias cores, está cercado por pequenas figuras transparentes que parecem estar analisando-o, simbolizando a análise global da contabilidade para empresas multinacionais.

Por isso, uma assessoria contábil especializada em empresas multinacionais é a melhor saída para ampliar os resultados e assegurar a produtividade e continuidade das atividades de forma assertiva. Os erros na adequação da empresa multinacional às normas brasileiras podem implicar em prejuízos, multas e penalidades, bem como impactar na imagem da empresa junto ao mercado.

Vantagens da contabilidade focada em empresas multinacionais

Um escritório contábil especializado nas demandas de empresas multinacionais vão além de atender as rotinas tributárias, legais e fiscais, ou de apenas adequar a empresa às condições do país. É preciso que estes especialistas ofereçam metodologias e boas práticas de gestão contábil, alinhada com o negócio da corporação. Que indiquem meios de manterem o seus sistemas adequados, atualizados e integrados, com informações úteis em quaisquer condições. Que apontem direcionamentos para a expansão do negócio, garantindo toda a transparência e credibilidade de suas ações.

Outro diferencial da contabilidade especializada em empresas multinacionais é cumprir as exigências locais, alinhando estas informações com a base de dados da sede, do país de origem. Isso poderá gerar indicadores e métricas importantes para a tomada de decisão dos gestores e profissionais envolvidos.

É possível criar estratégias mais assertivas, seja na sede da empresa ou nas filiais da multinacional. Isso permite ainda criar uma gestão realista da sua atuação no Brasil, com respostas rápidas aos riscos, contingências e oportunidades que possam surgir, acompanhando da melhor forma a movimentação do mercado.

Tecnologia a favor do negócio multinacional

As assessoria mais assertiva e os atendimentos de consultoria especializada ganharam força e se expandiram em todo o mundo nas últimas décadas em todos os segmentos. Isso porque o mercado vem se aprimorando, ampliando as suas possibilidades e tem a diferenciação como um foco para as suas atividades. E diferenciação exige especialização.

A transformação digital – esta fase de transição digital que todos os mercados vêm passando – trouxe às empresas uma grande variedade de serviços e produtos tecnológicos para que as empresas de fato se tornem sustentáveis e lucrativas em condições de ultra competição. Outro aspecto que caracterizada cada vez mais a atuação das empresas – até mesmo dos mais diminutos negócios – é a globalização dos mesmos: a expansão das fronteiras locais para uma atuação global. As tecnologias digitais possibilitam isso.

O uso massivo de tecnologias digitais é quase uma obrigação para manter uma empresa no mercado. Mas diferentemente do que muitos posam pensar, estas tecnologias podem ser acessíveis e oferecer retornos imediatos.

As tecnologias digitais ampliaram também a oferta de serviços contábeis e apoiam as rotinas das empresas no que se refere à contabilidade operacional. É possível integrar dados de processos, tributos, funcionários, clientes e outras esferas em um só sistema a nível internacional, com segurança e agilidade. É possível acessar dados em qualquer tempo ou lugar, através de sistemas intuitivos e capazes de gerenciar ou armazenar um grande fluxo de informações, como é o caso das soluções de computação na nuvem.

Cruzar dados de diversas filiais ou segmentos de atuação das empresas multinacionais permite criar indicadores e métricas para otimizar a sua performance, gerar novos diferenciais de mercado e propor um futuro com ainda mais chances de sucesso e expansão.

Veja também: Terceiro setor – Como a contabilidade pode otimizar novos projetos e negócios

Gostou das dicas sobre contabilidade para empresas multinacionais? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais. Siga-nos no Instagram!

Uma contadora sorridente, simbolizando o serviço acessível e sem burocracia oferecido pela OSP para a troca de contador.

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta

Deixe sua contabilidade na mão de quem entende do assunto!

Preencha os campos abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.