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5 dicas para aprimorar o departamento pessoal da sua empresa

Um homem de negócios interagindo com uma interface futurista holográfica, tocando um ícone com um gráfico de tendência ascendente, representação visual pode sugerir '5 dicas para aprimorar o departamento pessoal da sua empresa', com foco na integração de tecnologia e dados no gerenciamento de recursos humanos.

O departamento pessoal da empresa é geralmente tido como uma área que requer um orçamento bem amplo, mas nem sempre é reconhecido pelos retornos. No entanto, é o suporte de qualquer corporação, já que o maior ativo de uma empresa é o seu capital humano.

A importância do departamento pessoal

Trata-se de uma área que precisa de capacitação contínua e investimentos para que possa cumprir a missão de atrair profissionais diferenciados. Além disso, é preciso que a área seja uma prioridade para a empresa na hora de desenvolver pessoas, que irão gerar diferenciais de mercado, e para que os processos mais burocráticos sejam mais ágeis e menos dispendiosos.

Imagem de uma pessoa em traje formal estendendo as mãos para frente, com ícones de pessoas estilizadas brancas flutuando acima delas, representando o conceito de gestão de recursos humanos e a importância do departamento pessoal em uma empresa.

Além de todas as informações do colaboradores, é o departamento pessoal que administra o processo de recrutamento e seleção, a documentação, a regulamentação trabalhista e funcional dos funcionários, a geração de normas e regras internas e parâmetros da cultura organizacional. Desta forma, é importante que esta área seja integrada com os demais setores e com a contabilidade.

Veja a seguir algumas dicas para otimizar o departamento pessoal da sua empresa!

1) Invista em satisfação

Além de rotinas adequadas e ágeis, para que não haja custos desnecessários ou multas e despesas com processos, é importante capacitar e valorizar o profissional de RH. Apostar em tecnologias que facilitem a comunicação, a integração e as atividades gerais dos colaboradores é uma forma também de garantir a satisfação. O departamento pessoal precisa dar exemplo e a satisfação destes profissionais é um termômetro sobre as ações de motivação e valorização dos demais colaboradores. A satisfação do colaborador deve ser uma prioridade para todos os setores.

2) Crie estratégias de retenção de talentos

A sua empresa vai gastar menos dinheiro com ações de retenção de talentos do que com seleções, demissões, treinamentos e contratações, e outros problemas de turnover. Desta forma, é importante investir em estratégias para que o departamento pessoal consiga atingir o quadro de funcionários perfeitos e o mantenha por um longo tempo.

3) Tenha à disposição soluções de gestão

O departamento pessoal é bem dividido e responsável por muitas funções. E lida diariamente com um grande fluxo e dados e informações. Para facilitar as rotinas operacionais e otimizar a segurança de dados dos colaboradores e da empresa, vale a pena apostar em software de gestão de pessoas, para integrar todas as rotinas em um só lugar. Isso dará aos gestores melhores condições para a tomada de decisão e terá menos custos do que trabalhos manuais.

4) Padronize a rotina de departamento pessoal

É importante padronizar tudo o que diz respeito a departamento pessoal: documentação, comunicação, arquivos, folha de pagamento, etc. O tratamento de público interno e externo, por exemplo, deve ter a mesma comunicação. Os arquivos e informações devem ser documentadas da mesma forma. E por aí vai: a padronização torna os processos ágeis e integrados.

5) Trabalhe com os outros setores

Integrar é a palavra de ordem em empresas eficientes. É importante que o departamento pessoal dialogue com as demais áreas da empresa, para dar o suporte necessário, principalmente aos responsáveis pelas áreas. É preciso estimular a comunicação facilitada e acolher o colaborador. As decisões do RH são sempre definidas por grupo disciplinar, que envolve lideranças e gestores, além dos próprios especialistas de departamento pessoal. Além disso, é muito importante que as informações de RH estejam integradas com as assessorias de contabilidade, para evitar erros e falhas.

Veja também: Contabilidade consultiva – Vantagens e como implementar na sua empresa

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Uma contadora sorridente, simbolizando o serviço acessível e sem burocracia oferecido pela OSP para a troca de contador.

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

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