O departamento pessoal da empresa é geralmente tido como uma área que requer um orçamento bem amplo, mas nem sempre é reconhecido pelos retornos. No entanto, é o suporte de qualquer corporação, já que o maior ativo de uma empresa é o seu capital humano.

A importância do departamento pessoal

Trata-se de uma área que precisa de capacitação contínua e investimentos para que possa cumprir a missão de atrair profissionais diferenciados. Além disso, é preciso que a área seja uma prioridade para a empresa na hora de desenvolver pessoas, que irão gerar diferenciais de mercado, e para que os processos mais burocráticos sejam mais ágeis e menos dispendiosos.

departamento pessoal

Além de todas as informações do colaboradores, é o departamento pessoal que administra o processo de recrutamento e seleção, a documentação, a regulamentação trabalhista e funcional dos funcionários, a geração de normas e regras internas e parâmetros da cultura organizacional. Desta forma, é importante que esta área seja integrada com os demais setores e com a contabilidade.

Veja a seguir algumas dicas para otimizar o departamento pessoal da sua empresa!

1) Invista em satisfação

Além de rotinas adequadas e ágeis, para que não haja custos desnecessários ou multas e despesas com processos, é importante capacitar e valorizar o profissional de RH. Apostar em tecnologias que facilitem a comunicação, a integração e as atividades gerais dos colaboradores é uma forma também de garantir a satisfação. O departamento pessoal precisa dar exemplo e a satisfação destes profissionais é um termômetro sobre as ações de motivação e valorização dos demais colaboradores. A satisfação do colaborador deve ser uma prioridade para todos os setores.

2) Crie estratégias de retenção de talentos

A sua empresa vai gastar menos dinheiro com ações de retenção de talentos do que com seleções, demissões, treinamentos e contratações, e outros problemas de turnover. Desta forma, é importante investir em estratégias para que o departamento pessoal consiga atingir o quadro de funcionários perfeitos e o mantenha por um longo tempo.

3) Tenha à disposição soluções de gestão

O departamento pessoal é bem dividido e responsável por muitas funções. E lida diariamente com um grande fluxo e dados e informações. Para facilitar as rotinas operacionais e otimizar a segurança de dados dos colaboradores e da empresa, vale a pena apostar em software de gestão de pessoas, para integrar todas as rotinas em um só lugar. Isso dará aos gestores melhores condições para a tomada de decisão e terá menos custos do que trabalhos manuais.

4) Padronize a rotina de departamento pessoal

É importante padronizar tudo o que diz respeito a departamento pessoal: documentação, comunicação, arquivos, folha de pagamento, etc. O tratamento de público interno e externo, por exemplo, deve ter a mesma comunicação. Os arquivos e informações devem ser documentadas da mesma forma. E por aí vai: a padronização torna os processos ágeis e integrados.

5) Trabalhe com os outros setores

Integrar é a palavra de ordem em empresas eficientes. É importante que o departamento pessoal dialogue com as demais áreas da empresa, para dar o suporte necessário, principalmente aos responsáveis pelas áreas. É preciso estimular a comunicação facilitada e acolher o colaborador. As decisões do RH são sempre definidas por grupo disciplinar, que envolve lideranças e gestores, além dos próprios especialistas de departamento pessoal. Além disso, é muito importante que as informações de RH estejam integradas com as assessorias de contabilidade, para evitar erros e falhas.

Veja também: Contabilidade consultiva – Vantagens e como implementar na sua empresa

Gostou das dicas sobre como otimizar o departamento pessoal de sua empresa? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais!

Share This