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Entidades sem fins lucrativos – Como atrair mais recursos?

Várias mãos sobrepostas umas às outras no centro, simbolizando unidade e cooperação. Esta fotografia pode representar o trabalho em equipe e o espírito comunitário típicos de 'Entidades sem fins lucrativos'.

Atrair recursos constantemente é um dos desafios das entidades sem fins lucrativos em qualquer lugar do mundo. No Brasil não é diferente. Mas ações adequadas como o planejamento, a transparência financeira e contábil, uma estratégia de marketing assertiva e o uso de tecnologias digitais poderão impulsionar os resultados das organizações do Terceiro Setor. Veja 5 dicas a seguir!

1) Transparência financeira é essencial

A transparência financeira e contábil das entidades sem fins lucrativos é essencial para a captação de recursos. Para isso, é indicado que os gestores optem por uma assessoria contábil especializada, que possa produzir relatórios e evidências do controle de contas, além de criar direcionamentos assertivos a atuação da organização.

2) Marketing específico para entidades sem fins lucrativos

Uma entidade do Terceiro Setor, ou seja, sem fins lucrativos, é também uma marca no mercado. Por mais que seu foco não seja a lucratividade, ela precisa ser reconhecida socialmente, seja por pessoas e empresas, que possam participar das suas ações, mas que antes se sintam impelidas a fazê-lo. É preciso dar um sentido ao público, transmitir os valores da organização, apresentar a sua relevância social, as suas estratégias para que haja conectividade com o público, engajamento e acolhimento.

Quatro voluntários sorridentes com camisetas azuis onde se lê 'VOLUNTÁRIO' posando juntos para uma foto, destacada no tópico 'Marketing específico para entidades sem fins lucrativos' do post 'Entidades sem fins lucrativos'.

Desta forma, um planejamento profundo de marketing especializado é essencial, assim como as campanhas devem estar alinhadas com o cronograma da instituição e com a sua finalidade.

As organizações sem fins lucrativos podem usufruir de diversos benefícios para divulgar a sua causa e consequentemente atrair mais recursos. O Google, dentre outras empresas de tecnologias, disponibiliza ferramentas como Google Apps, em condição especial. Ele também entrega as entidades, através do Google Ad Grants, um orçamento para que as entidades faça a divulgação de seus projetos e propósito. Mais informações no link que segue:

Google Ad Grants

Existem grandes oportunidade ao alcance da maioria das entidades, que infelizmente, por falta de conhecimento acabam não sendo aproveitadas.

3) Planejamento da captação de recursos

O planejamento é o primeiro passo para ter bons resultados. Vale ressaltar que os recursos podem ser físicos (dinheiro, doações de produtos, etc.) e humanos (trabalho voluntário). Para cada tipo de recursos, pode haver uma estratégia diferente. Estas são as atividades necessárias para o planejamento e execução da captação:

– Análise da necessidade e do contexto em que a organização está inserida

– Planejamento

– Pesquisa de fonte de recursos para a organização

– Estratégias de captação de recursos

4) Estratégias focadas na fontes de recursos

Sabe-se que na maioria dos casos as fontes de recursos de entidades sem fins lucrativos são:

– empresas

– fundações

– pessoas comuns

– agências internacionais de financiamento

– instituições locais

– governo

– venda de serviços e produtos

– eventos

– etc.

A dica é criar estratégias próprias de captação de recursos para cada um destes tipos de financiadores, apresentando resultados em uma linguagem mais aplicada. Por exemplo, a comunicação com o governo é diferente da comunicação que a instituição estabelece com as pessoas comuns.

5) O uso de tecnologias

Assim como qualquer empresa, a adaptação à Era Digital é também importante para as entidades sem fins lucrativos. O uso das tecnologias digitais é fundamental para divulgar as ações das ONGs, engajar as pessoas e a trazer retornos e recursos financeiros para a instituição. Além disso, determinados recursos permitem criar métricas e acompanhar os resultados das ações junto ao público e a captar dados que podem ser usados pelos gestores em sua tomada de decisão.

Divulgar, propagar ideias, envolver as pessoas, organizar as contas da instituição, fazer manifestos, desenvolver e entregar relatórios das atividades: há um sem número de atividades que podem ser impulsionadas imprescindivelmente pelos recursos digitais. Outra dica é usar os novos recursos digitais de captação, como é o caso do crowdfunding, em plataformas de financiamento coletivo, cada vez mais populares.

Veja também: Contabilidade para o Terceiro Setor – Como obter os melhores resultados?

O que achou das dicas sobre como captar recursos para entidades sem fins lucrativos? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-nos no Instagram!

Uma contadora sorridente, simbolizando o serviço acessível e sem burocracia oferecido pela OSP para a troca de contador.

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

1 Comment

  1. Somos de uma Associação em SP, somos voluntários porém temos gastos e conseguimos manter o mínimo q é água,Luz, IPTU, taxas cobradas, nossos recursos é dos próprios voluntários, Presidente,Tesoureiro e alguns colaboradores.
    O material de vcs é importante gostei muito.
    Temos pessoas enganjadas, porém não temos recursos, gostaria de orientação melhor como buscar esses recursos.
    Temos o espaço físico próprio, queremos dar cursos, Escolinha de futebol nesse estamos procurando recursos para manter os Educação física.


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