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Valuation – Guia básico para calcular o valor de uma empresa

Você sabe qual o valor da sua empresa? O conceito de valuation refere-se ao processo de avaliar e determinar o valor de uma empresa ou companhia, através de técnicas de análises quantitativas e qualitativas. É um conceito importante principalmente quando há o interesse em investir em ações, solicitar um empréstimo, colocá-la à venda ou na hora de se relacionar com investidores. Desta forma, valuation é a avaliação ou estimativa do valor de um negócio.

O autor Aswath Damodaran, no livro Valuation – Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações, da editora LTC, traz algumas premissas básicas de valuation, inclusive para quem ainda não é conhecedor sobre o assunto. É uma boa indicação de leitura. Mas a seguir, apresentaremos as noções básicas sobre como calcular o valor da sua empresa e a importância disso para o seu negócio!

Como avaliar o valor de uma empresa

É algo complexo avaliar e determinar o valor de uma empresa. Isso porque envolve métodos e requer precisão. É preciso considerar, por exemplo, elementos do negócio como o fluxo de caixa, o valor dos ativos, o montante em dívida, projeções futuras, etc.

Mas de forma prática, podemos dizer que o valor de uma empresa é definido, de um lado, pelo quanto o empreendedor está disposto a abrir mão do seu negócio, considerando os custos, e de outro, o que o comprador leva em consideração quanto a sua rentabilidade.

Para tal, é preciso conhecer as metodologias de análise contábil e financeira ou contratar um escritório especializado nestas áreas. Envolve todos os valores gerados pela empresa, todos os números, o que requer relatórios e documentações de um determinado período.

Outro fator é a segmentação do negócio, ou seja, com que mercado a empresa está alinhada. Considera-se ainda o conjunto com os riscos e aspectos gerais do investimento, bem como a sua projeção no futuro.

Como calcular o valor de uma empresa?

Como já dissemos, há diferentes métodos que quantificam um valor para a empresa. O conceito mais utilizado, no entanto, é o Fluxo de Caixa Descontado (FCD). Trata-se de um método que analisa as entradas e saídas de dinheiro no caixa da empresa de maneira no período atual e em alguns casos em tempo real, já que o dinheiro tem um valor diferente em cada tempo.

Para isso, basta somar todo o fluxo de caixa durante a vida útil esperada do negócio, considerando uma taxa de atualização que represente o risco dos fluxos de caixa esperados. Veja a seguir a fórmula de atualização dos fluxos de caixa:

FC = Fluxos de caixa

t = Taxa de atualização

k = períodos considerados até a vida útil esperada (n)

Vale ressaltar que a taxa aponta o risco do negócio e envolve o custo de oportunidade em que, com essa quantia, poderia ser investido o mesmo capital em um outro negócio. A taxa Selic, por exemplo, é muito utilizada para este fim.

Outras metodologias de valuation

Há, obviamente, outras metodologias para quantificar o valor de uma empresa, como analisar o balanço patrimonial da empresa, através dos valores do patrimônio líquido, por exemplo.

Outra forma de calcular o valor da empresa é estimando um rácio entre o lucro do período pelas ações emitidas, método conhecido como Lucro por Ação, no caso de empresas que possuem ações.

Há ainda a possibilidade de estabelecer estimativas qualitativas. Estas metodologias consideram a segmentação do negócio, o mercado onde a empresa está alocada e a sua capacidade de expansão.

Além disso, há outras ferramentas úteis que podem ser utilizadas neste processo de valuation: Pesquisa de mercado, Análise do Plano de Negócios, Análise de riscos financeiros, Análise e comparação com outros negócios do mesmo segmento, por exemplo. Conte ainda com um serviço de contabilidade especializado em valuation para estabelecer a metodologia mais assertiva para o seu negócio.

Veja também: Era da tecnologia – 5 dicas para a sua empresa sobreviver e ter sucesso

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Uma contadora sorridente, simbolizando o serviço acessível e sem burocracia oferecido pela OSP para a troca de contador.

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

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