Uma boa parcela dos brasileiros já pensou em abrir um negócio próprio em algum momento da vida. Apesar disso uma porção muito ínfima realmente dá o primeiro passo para abrir uma empresa, muito por pensar que ser empreendedor é algo de outro mundo.

Não nos leve a mal, não vamos mentir, não é nada fácil, contudo, qual trabalho no mundo é? É com o objetivo de transformar a realidade de abrir o próprio negócio mais palpável que criamos esse texto, afinal de contas, um tutorial deixa tudo mais simples.

Quer aprender como abrir a sua empresa desde a burocracia até a gestão? Continue lendo esse texto e aprenda as melhores práticas para tornar os seus sonhos realidades.

RESOLVENDO A BUROCRACIA PARA ABRIR UMA EMPRESA

O contrato social define de forma clara a participação de todos os sócios, como o participação no capital e também as atividades desempenhadas. Mas para chegar nessa etapa, você já deve ter muita coisa planejada, ou seja, o esqueleto da sua empresa deve estar pronto.

Tudo isso estará previsto no contrato social da empresa. Essa é a certidão de nascimento do seu negócio e o registro é feito na junta comercial ou no cartório de pessoas jurídicas. Após o registro do contrato, a RFB faz a emissão do CNPJ.

A partir daí você já terá um CNPJ e está na hora de escolher um regime tributário e é nessa hora que uma assessoria contábil fará toda a diferença, afinal, você não quer pagar impostos que não precisa. Mas se você não estiver pagando os que deve, acredite, o Fisco tem seus meios de descobrir.

Claro isso é a forma simplificada da coisa e cada empresa é única, dessa forma, esteja por dentro dos pormenores necessários para fazer tudo da forma certa.

Já adiantamos alguns pormenores como alvará de funcionamento, inscrição estadual e licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais.

 

OS FUNCIONÁRIOS SÃO UM RECURSO E NÃO UMA ENGRENAGEM

Seus funcionários são mais importantes que os computadores ou as máquinas que confeccionam o produto. Sendo assim, a postura de líder é muito mais produtiva do que a de chefe.

Os funcionários devem estar envolvidos com a empresa e não trabalhando para ela, essa é a única metodologia capaz de criar uma equipe funcional e engajada com o objetivo de melhorar sempre.

Existem diversas metodologias para isso e também muitos profissionais especializados na construção de uma equipe funcional. A falta de experiência não é desculpa para a falta de tentativa.

SUA EMPRESA TAMBÉM É UMA MARCA

Por fim, mas certamente não menos importante está: investir em sua marca. O marketing – em espacial o marketing digital – não é uma opção, um investimento a mais que pode ou não trazer resultados. Hoje, é a única forma de trazer resultados significativos para a sua empresa.

Pense nas grandes marcas: Coca-Cola, Skol, Sorriso, dentre diversas outras. Elas chegaram onde estão pois investiram em um marketing condizente com a qualidade de seus produtos.

Mantenha em mente que quem não conhece a sua empresa, nunca comprará dela.

Abrir e manter uma empresa funcionando não é uma tarefa nada fácil, mas como pode ver acima, não é nada de outro mundo. Sendo assim, não deixe de investir em seus sonhos, caso precise de alguma ajuda, clique aqui e conte com a OSP!

 

Share This