Vantagens de Manter a sua Contabilidade em Dia | OSP

Toda empresa precisa ter uma gestão direcionada a contabilidade. Se ela for bem feita e executada de forma organizada, vai ajudar e agilizar muito as ações do dia a dia, fazendo assim com que a empresa produza de uma forma muito mais tranquila e eficaz.

Por essa razão é importante dar muita atenção ao setor, e buscar ao máximo dicas de contabilidade, principalmente para quem vai abrir uma empresa. Além das questões tributárias, manter esses registros contábeis organizados auxilia bastante a gestão e o suporte para tomadas de decisão. Fator extremamente importante para o sucesso do empreendedor.

Vantagens de uma boa Gestão Contábil

A contabilidade não pode ser vista como um custo ou uma despesa. Se ela for bem utilizada, proporcionará vantagens que farão você perceber que ela é um investimento ou ativo em seu negócio.

Confira abaixo algumas vantagens que a boa gestão de uma contabilidade poderá trazer para sua empresa:

  1. Maior controle financeiro e econômico para empresa;
  2. Contestação de reclamatórias trabalhistas quando as provas a serem apresentadas dependam de perícia contábil;
  3. Imprescindível no requerimento de recuperação judicial Lei 11.101/2005;
  4. Apuração de lucro para distribuição aos sócios;
  5. Um grande facilitador para obtenção de linhas de créditos;
  6. Provar aos sócios que se retirarem da sociedade a real situação patrimonial;
  7. Para o administrador, supre exigência do Novo Código Civil Brasileiro quando á prestação de contas art. 1020;
  8. Criar uma cultura de buscar resultado com novas metas. Com o acompanhamento mensal do balancete é possível estabelecer planejamentos para novas metas a serem alcançadas.

Dicas de Contabilidade

Muitos empresários acabam deixando a contabilidade de lado, não dando tanta atenção a essa área. Essa negligência pode gerar atrasos nos pagamentos, boletos com juros, dívidas desnecessárias e prejuízos para muitos empresas.

Veja algumas dicas de contabilidade, e evite esse tipo de chateação!

1) Contas da empresa é somente da empresa

Muitos empreendedores, principalmente os iniciantes, acabam misturando as finanças pessoais com as da empresa. Isso atrapalha muito no sistema financeiro e na contabilidade do seu negócio. Além de gerar uma grande dor de cabeça na hora de provar para o contador o que é gasto pessoal e o que foi gasto empresarial.

Evite também usar o cartão de crédito ou cheque da empresa para despesas pessoais, uma vez que isso pode dar origem a problemas com a legislação.

2) Não deixe para depois a contabilidade de hoje

Com a análise diária e o controle das finanças de seu negócio, você terá ciência de quando fazer os pagamentos, receber valores de seus clientes e estará a parte de tudo que precisa para mover o seu negócio sempre para frente.

Caso deixe que passem dias, semanas ou quinzenas sem atualizar os registros, alguns dados importantes podem ser esquecidos. Gerando uma verdadeira bola de neve, sendo quase impossível recuperar essas informações.

3) Seja proativo com seu contador ou empresa de contabilidade

Sempre verifique se o seu contador, ou a empresa responsável pela sua contabilidade, se está fazendo o trabalho direito, de forma organizada e dentro dos prazos. Deixe claro que você precisa manter os registros contábeis em dia.

Atenção: Os contadores necessitam de informações precisas. Por isso é importante pedir a ele conselhos e recomendações para organizar os dados que ele vai precisar. Assim facilitará o trabalho de ambos.

4) Seja responsável pela sua documentação

Contratos sociais, notas fiscais, registro do ponto dos funcionários, registros da empresa, guias de recolhimento e outros documentos devem ser lançados no escritório de contabilidade.

Terminada a análise do contador, eles devem retornar para empresa e serem armazenados. De preferência de forma catalogada, com data e período.

5) Automatize as faturas

Verifique as faturas que podem ser emitidas de forma automática todo mês. Isso irá facilitar muito a vida do seu contador, sobrando mais tempo para que ele cuide das áreas que necessitam de mais atenção na contabilidade de sua empresa.

6) Usa a tecnologia a seu favor

Através da integração entre o sistema financeiro da sua empresa e o sistema contábil do seu contador, ele terá acesso ao seu movimento de forma muito mais simples e rápida o que garante o bom andamento das atividades contábeis da empresa. Além disso diminuem a possibilidade de erro humano.

Clique aqui é saiba mais sobre nosso inovador modelo de trabalho.