Skip to content

Produtividade – 5 maneiras de ter uma empresa mais produtiva

produtividade

Uma empresa produtiva é uma empresa funcional e sustentável. No entanto, nem sempre é fácil entender como gerar mais produtividade em um contexto já cheio de tarefas, demandas e em uma rotina acelerada, que envolve diferentes tipos de pessoas. No entanto, as respostas podem ser mais simples do que parecem. A seguir você confere 5 maneiras de ter mais produtividade em seu negócio!

1) Torne a sua empresa mais simples

O caminho para a produtividade é muito simples, na verdade. Tornar a rotina e os processos mais simplificados é uma forma de tornar a empresa mais produtiva. Não há a necessidade de processos engessados e complexos, que despendem tempo, dinheiro e esforço dedicado quando a tendência é tornar a empresa cada vez mais ágil.

Para isso, o gestor deve contar com estratégias inteligentes, como a adoção de metodologias enxutas e ágeis, como: Scrum, Kanban, Meta SMART, Lean, Feature Driven Development ou FDD, entre outras. São conhecidas principalmente para a gestão de projetos, mas podem ser aplicadas em processos e diferentes tipos de demandas.

Além de uma nova metodologia de negócio, é importante alinhar a tecnologia para efetivar soluções, motivar e preparar constantemente a sua equipe, modificar o layout da empresa e dos processos para serem mais claros e simples. A simplicidade deve ser uma prática constante.

2) Use a tecnologia para ter mais produtividade

A tecnologia atualmente não é somente um ponto de diferenciação em um mercado cada vez mais acirrado, mas uma necessidade em termos de produtividade. É quase impossível ser plenamente produtivo sem o uso de tecnologias digitais, nas mais corriqueiras tarefas do dia a dia como em gestão de processos.

No mercado, há no mercado softwares para todo tipo de demanda e para empresas de diferentes segmentos. Eles substituem rotinas pouco integradas, ainda em arquivos desktop ou planilhas em papéis. Além disso, oferecem todo tipo de informações sobre o negócio em tempo real, perfeitas para serem compartilhadas com outros envolvidos nestes processos ou mesmo na tomada de decisão mais adequado.

Além de diminuir erros, retrabalhos e tornar os processos mais rápidos, as tecnologias promovem a qualidade de vida no trabalho, tornando as pessoas ainda mais produtivas.

 3) Simplifique a gestão financeira

A gestão financeira pode ser algo muito complexo e desgastante em muitos negócios. Ao simplificar este processo, muito empenho, que antes era dedicado a esta demanda, pode ser dedicado a outras funções na empresa. Desta forma, torne a gestão financeira mais simplificada, adotando um software integrado e eliminando a papelada.

Isso tornará possível todas as informações financeiras atualizadas em tempo real e o acesso a relatórios mais precisos no momento em que precisar. A ferramenta permitirá ainda fazer o planejamento e dinamizar as suas perspectivas quanto ao futuro.

4) Faça da produtividade uma premissa na cultura organizacional

Para que o seu negócio seja produtivo, nem sempre só a sua mudança de hábito ou a adoção de ferramentas basta para que haja resultados. Na maioria dos casos é preciso mexer na cultura organizacional e na prática de cada pessoa em sua função. Investir em treinamentos sobre produtividade, otimizar o layout da empresa e das equipes, fornecer ferramentas úteis para todos e tornar a produtividade uma meta a ser conquista pode fazer a diferença.

5) Foque na autonomia e liderança

Outra forma de ter mais produtividade na sua empresa é tornar as pessoas e equipes mais autônomas e incentivar a liderança pessoal em cada função. Muito se fala sobre liderança atualmente, assim como se fala muito de produtividade.

Ambos os conceitos estão relacionados, mas de forma bem profunda. Quando o profissional se torna autônomo em suas funções e sabe tomar decisões sobre o que se espera que ele precisa fazer, ele se torna um líder em sua posição. Incentivar a liderança pessoal e a autonomia das pessoas é uma forma de garantir que estas sejam mais ágeis e produtivas.

Veja também: Sociedade Limitada Unipessoal – Novo enquadramento, novas possibilidades

Então, o que achou das dicas sobre produtividade em sua empresa? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Não deixe de seguir a OSP Contabilidade no Instagram!

Compartilhe: