Skip to content

Pricing – Qual o melhor preço para seus produtos e serviço?

pricing

Você sabe como precificar adequadamente os seus produtos ou serviços? As estratégias de pricing são recursos de gestão muito importantes. Afetam a saúde da empresa e a forma como ela se relaciona com o mercado. A seguir, confira como desenvolver práticas de pricing e tenha mais resultados em seus negócios!

O que são as estratégias de pricing?

Não é fácil estabelecer preços para seus produtos e serviços. Para tal, é importante considerar diferentes estratégias que levem em conta diferentes aspectos que não são apenas internos, mas que se relacionam com o fluxo do mercado e com o seu segmento produtivo. Uma dica é fazer uma profunda análise de seus preços atuais, bem como custos e despesas, analisar a concorrência, público-alvo, entre outras premissas.

6 erros fatais da precificação

Costuma-se dizer que, quanto ao preço, há 6 erros fatais, que você não deve cometer:

  • Usar apenas a concorrência para criar seus preços.
  • Fazer rateio dos custos fixos aos produtos.
  • Fazer preços apenas em função dos custos.
  • Definir produtos e preços pelo viés de vendas.
  • Não considerar que apenas o bolso do consumidor final é que sofre com os custos totais.
  • Focar em FOB (em que o transporte da mercadoria fica a cargo do cliente) e não em CIF (o transporte da mercadoria, bem como custo, seguro e frete, ficam por conta da empresa).

Por quer você deve adotar estratégias de pricing agora mesmo?

Engana-se quem atrela o sucesso do seu negócio apenas à qualidade de seus produtos e serviços. É o preço um fator de decisão do consumidor final. Desta forma, estudar e implementar estratégias de pricing é importante, já que o valor de um produto tem a ver com a sua possibilidade de venda e de concorrência.

Ou seja, você não precisa baixar seus preços abaixo do que é praticado para ser competitivo e abandonar a concorrência. Isso não significa garantia de êxito. Há muitos outros aspectos que devem ser considerados.

Passos a passo na precificação

Veja a seguir algumas etapas para você criar estratégias de princing próprias e efetivas:

  • Analise o contexto – como alterar o preço pode aumentar o número de consumidores ou até o volume de mercadorias e como a sua empresa está preparada para isso. Observe seus preços atuais e as condições internas da empresa (custos fixos, variáveis, diretos e indiretos, de produção, administração, comerciais e financeiros, despesas, etc.).
  • Tenha um objetivo na determinação de preços – O que você pretende mudando seus preços? Fidelização da clientela, lançamento de um novo produto, desencalhe de estoque, mudança de segmentação, expansão do público? Tenha um objetivo claro.
  • Defina a demanda – O preço determinará a demanda de produtos e serviços no mercado.
  • Esteja atento aos custos – Faça um levantamento de custos e despesas em relação ao produto, considerando todas as fases, de produção à distribuição.
  • Analise os concorrentes: Estude os seus concorrentes e os preços e ofertas praticados por eles.
  • Crie um método para estipulação de preço – Considere todos os aspectos do produto e estabeleça um método que seja aplicável na sua rotina.
  • Acompanhe a variação – Preços variam por período e é importante acompanhar todos os seus aspectos para atualizá-lo constantemente.
  • Defina o preço final – O preço final é aquele que resulta na análise de todos os aspectos que estão atribuídos ao produto.

Principais estratégias de princing

Agora, confira algumas estratégias eficazes de precificação:

  • Estratégia Premium – É utilizada em segmentos específicos, com produtos de alta qualidade e valor acima da média de mercado. São produtos diferenciados em relação à concorrência. Desta forma, só é válida quando os seus produtos de fato têm um valor muito superior aos demais.
  • Estratégia de Preço Psicológico – São utilizadas quando se quer fazer com que o cliente ache que o preço é menor do que parece, como por exemplo, R$ 19,99 ao invés de R$ 20,00. A ideia é atrair o público.
  • Estratégia de Skimming – É utilizada para produtos inovadores ou que precisam desenvolver valor junto ao mercado. Em geral, ajuda a definir preços para produtos acima da média ou que possuem grande demanda.
  • Estratégias de Penetração – É utilizada para definir preços de produtos que querem se colocar no mercado e atrair clientela. Em geral, os valore iniciais são menores que os do mercado. Ajuda o cliente a experimentar o produto. Posteriormente, os preços tendem a aumentar.

Veja também: Reembolso de Despesas – Como criar uma política em sua empresa?

O que achou das dicas sobre estratégias de pricing? Compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Deixe um comentário com as suas dúvidas e considerações. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Compartilhe: