Planos Contábeis – Dicas para otimizar o caixa do seu negócio

Os planos contábeis, ou também chamados planos de contas, é uma ferramenta muito importante para o sucesso do seu negócio. Com a ajuda de um contador, é possível desenvolver relatórios e analisar informações que podem ser decisivas para descobrir novas oportunidades, prevenir riscos e ter mais lucro. Veja mais a seguir!

Planos contábeis – O que são?

Trata-se de um planejamento e documentação das ocorrências administrativas para o desenvolvimento de relatórios contábeis, com informações úteis sobre a empresa. Além de organização e registro oficial de dados, estas informações oferecem diferenciais na hora do gestor tomar as suas decisões.

planos contábeis

Vários elementos que formam a empresa estão presentes nos planos contábeis, como o registro de bens, as receitas e despesas, a situação líquida patrimonial em geral, as condições contratuais, os lucros e os prejuízos em diferentes períodos e muito mais. Cada situação corresponde a informações necessárias para a condução do negócio. Por exemplo, há o levantamento do patrimônio (direitos, bens e situação líquida) e há as contas de resultados, que derivam das variações negativas e positivas, ou seja, receitas e despesas, conforme as atividades da empresa. Com isso, é possível apurar os lucros e o prejuízo de um período.

Desta forma, os planos contábeis são uma relação padrão das contas que serão analisadas pelo contador, cujas informações podem definir as ações e operações que o gestor deve vir a tomar. Uma característica dos planos contábeis é a flexibilidade, ou seja, a capacidade de adaptação quanto aos fatos e imprevistos que ocorrem na atividade empresarial.

Como criar planos contábeis diferenciados?

O primeiro passo para criar os planos contábeis da sua empresa é contar com uma assessoria especializada, que esteja engajada com os seus resultados. O plano contábil deve considerar as Normas Brasileiras de Contabilidade e deve ser personalizado, congruente com as atividades da empresa. Isso significa que deve atender às demandas específicas de cada empresa e suas segmentações de responsabilidade e às necessidades de informação de todos os usuários destas informações.

Quem fornece as informações e peças contábeis são os responsáveis na empresa, sendo que o papel do contador fazer a análise, a composição do plano e o seu monitoramento. Os planos contábeis consideram a definição do Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados e Fluxo de Caixa, que são relatórios essenciais na condução da empresa. Há em seguida, para cada conta os seus desdobramentos.

Os planos contábeis são recursos essenciais em qualquer momento da empresa. São essenciais para o sucesso do negócio e devem ser uma preocupação constante. Converse com o seu contador sobre o assunto e veja mais detalhes de como realizar este procedimento. O uso da tecnologia na hora de documentar e analisar estes dados é uma indicação que facilitará todo o processo.

Veja também: 5 dicas para reduzir custos em sua empresa em 2019

Gostou das dicas sobre como desenvolver planos contábeis para a sua empresa? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais!

Artigos Recomendados