Skip to content

Plano de Carreira: Benefícios para a empresa e colaboradores

Um homem de negócios de costas, segurando uma maleta, olhando para uma estrada que se estende à frente e se transforma em uma seta apontando para o céu. Este cenário simboliza um 'Plano de Carreira', com uma estrada representando o caminho e a progressão profissional que uma pessoa pode aspirar em sua vida profissional.

Planejar é preciso! Em qualquer atividade humana, o planejamento é essencial para que haja êxito. Planejar é ainda uma capacidade que diferencia o homem de outros seres da natureza. E quando falamos sobre planejamento da vida profissional, ou seja, do plano de carreira, as ações devem integrar o profissional e as empresas, ou seja, deve haver também um esforço das empresas para que este colaborador se desenvolva e tenha os melhores resultados em seus objetivos e propósitos, contribuindo mais positivamente com os processos e projetos dos quais participa junto ao empregador.

O plano de carreira traz benefícios para profissionais e para empresas – vantagens estas que muitos desconhecem. O plano de carreira surgiu nas últimas décadas com uma quebra de paradigma na gestão de empresas (gestão de alta performance) e com as mudanças ocorridas no segmento de desenvolvimento organizacional e humano, propagando-se pelo mundo.

Se ante a empresa se interessava mais pelos seus próprios propósitos, a ideia agora é oferecer diferenciais para que o profissional se desenvolva e cresça em sua função (ou em outra) e que veja a empresa como uma apoiadora em suas metas profissionais, na capacitação e desenvolvimento de competências e habilidade e como um componente importante para a geração de novos diferenciais de mercado.

Mulher jovem olhando para o horizonte com a mão na testa para bloquear o sol, apoiada em uma balaustrada, com o céu azul ao fundo, representando a perspectiva e a visão futura que um 'Plano de Carreira: Benefícios para a empresa e colaboradores' pode oferecer.

Assim, podemos resumir o plano de carreira como um programa estruturado em uma trilha profissional para que o colaborador percorra dentro da empresa, indicando as competências necessárias para cada fase, conforme a hierarquia, expectativas pessoais e as da empresa. Vejamos alguns benefícios para ambas as partes!

Benefícios do plano de carreira para as empresas

Há muitos benefícios para as empresas que adotam o plano de carreira. Destacam-se pelo menos três:

Atenuar a rotatividade: Contratar e desligar colaboradores pode custar caro para a empresa, assim como treinar novos funcionários e outros custos relacionados à seleção, recrutamento, investimentos com capacitação, etc. O plano de carreira indica as vantagens que o funcionário terá ao ser contratado e dá lhe uma perspectiva de futuro, e isso pode ser um diferencial para que os colaboradores se mantenham na ativa por um longo período, evitando assim uma rotatividade expressiva. Além disso, isso evita transtornos quanto ao bem-estar e segurança coletivos e pessoal.

Desenvolvimento de lideranças: Em um mundo cada vez mais competitivo, onde os diferenciais de mercado devem surgir no cerne das empresas, é importante desenvolver lideranças – líderes são o “meio de campo” para o desenvolvimento de projetos e processos em uma empresa, já que líderes criam líderes e profissionais com autonomia, preparados para resolver problemas e contribuir de modo muito mais enriquecedor. No plano de carreira, a intenção é que todos desenvolvam competências de liderança em suas funções.

Desenvolvimento profissional: Com o plano de carreira bem definido, a empresa pode programar melhor seus treinamentos, otimizar os perfis profissionais, expandir a capacitação de equipes inteiras e manter os profissionais motivados continuamente.

Benefícios do plano de carreira para os profissionais

É muito mais fácil atingir o sucesso quando você define metas e objetivos em médio, longo e curto prazo e sabe onde quer chegar. Em tempo de crise, o plano de carreira pode ser um porto seguro, uma vez que ao ser contratado por uma empresa que o pratique, o colaborador terá mais segurança e estabilidade. E mesmo ao longo da carreira, o profissional que o pratica saberá desenvolver-se a si mesmo e trilhar os caminhos mais adequados para conquistar o que deseja.

Veja também: 5 cuidados que você deve ter ao contratar sua contabilidade

Gostou da matéria? A sua empresa possui plano de carreira? Deixe um comentário?

ads-osp-contabilidade

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta

Deixe sua contabilidade na mão de quem entende do assunto!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.