Você sabia que o simulador e o passo a passo sobre o Pert do Simples Nacional já estão disponíveis? A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) disponibilizou também uma página de orientações, que reúne as informações necessárias para aderir ao parcelamento. Estas facilidades foram criadas para atender aos contribuintes interessados em aderir ao Parcelamento Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional (Pert/SN), o que deve facilitar a adesão como um todo.

Fique atento ao prazo das inscrições

O Pert do Simples Nacional foi regulamentado pela Portaria PGFN nº 38/2018, possibilita ao contribuinte o parcelamento da dívida com descontos de até 90% sobre atrasos, de acordo com a modalidade de adesão. Mas é preciso estar atento, pois o prazo para as inscrições vai até 9 de julho pelo e-CAC PGFN. Acesse com o seu CPF/CNPJ e senha.

Em “Parcelamentos > Adesão de parcelamentos”, clique no botão “Acessar Sispar” e em “Avançar”. Depois, é só selecionar as entradas e saldos. É importante utilizar o simulador para calcular as parcelas, que não podem ser alteradas posteriormente.

Simulação

Para acessar o simulador, basta selecionar primeiramente o tipo de modalidade — liquidado integralmente, em parcela única; parcelado em até 145 parcelas; ou em até 175 parcelas. O procedimento, como o nome afirma, simula o passo a passo no sistema. Veja abaixo um pouco mais das regras, conforme o PGFN:

Pert do Simples Nacional

Em seguida, preencha os campos em amarelo com a quantidade de parcelas da entrada — que pode ser paga em até cinco vezes —, e o número de parcelas pelas quais deseja pagar o restante dos débitos.

Para finalizar, basta preencher o campo “Total da dívida sem descontos”. Os demais espaços serão calculados automaticamente pelo simulador e os resultados do Pert do Simples Nacional aparecerão nos quatro campos abaixo:

– Benefícios concedidos: Trata-se do valor do desconto concedido pelo Pert/SN.

– Total com descontos: Trata-se do valor da dívida com o desconto.trata-se do montante mais o valor do pedágio.

– Valor básico pedágio: Refere-se à entrada.

– Valor básico parcela do parcelamento: Trata-se do valor referente à parcela mensal do Pert/SN.

Passo a passo e simulador do Pert do Simples Nacional

Você pode acompanhar o tutorial passo a passo de como aderir ao Pert do Simples Nacional assistindo ao vídeo a seguir:

E para baixar a planilha com o simulador de descontos do Pert/SN, basta clicar neste link.

Veja também: Transformação digital – O que é e com o isso pode otimizar a saúde financeira da sua empresa

Já conhecia o simulador do Pert do Simples Nacional? Deixe um comentário a seguir e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

Share This