Skip to content

Parceria Estratégica – Aprenda a ter mais resultados para a sua empresa

parcerias estratégicas

Se em condições normais é importante para qualquer empresa firmar uma parceria estratégica com outros negócios do mercado, em tempos de crise e indefinição é algo ainda mais essencial. É uma forma de impulsionar o seu negócio e a sua marca e ajudar outras empresas em suas ações, obtendo assim resultados ainda mais lucrativos.

Os canais de vendas são o que leva muitas empresas a tomar a decisão de formar parceria estratégica. Contudo, outros processos e demandas podem ser atendidos com os aliados certos e todos saem ganhando.

O que é uma parceria estratégica?

Uma parceria estratégica nada mais é do que uma aliança entre uma ou mais empresas, com objetivos estabelecidos e comuns, sendo que ambos os negócios oferecem suporte mútuo e em que os benefícios ocorrem para ambas as partes. Podem ser estabelecidas alianças entre empresas do mesmo segmento ou de segmentação distinta.

Podem ainda promover diferentes processos ou demandas da empresa – marketing, fornecimento de materiais, logística, etc. Em geral, estas alianças são formalizadas por meio de contratos ou documentos similares.

No mais, as parcerias estratégicas sempre visam vantagens para os envolvidos, seja no aumento de lucro ou no favorecimento de demandas. Empresas de todas as dimensões podem fazer parcerias estratégicas, mas vê-se um aumento acentuado entre micro e pequenas empresas.

Como é possível ter lucro?

Em suma, o lucro vem através de ações como capturar novos clientes, aumentar as vendas e expandir os negócios para novos mercados. Estes são objetivos comuns a quaisquer empresas. No caso da parceria estratégica, não é diferente: são alianças cujo intuito é ajudar as empresas a fazer isso mais rápido do que se agissem sozinhas.

Um exemplo é quando uma empresa deseja acelerar recursos ou venda, e através de uma parceria estratégica, lança um pacote de produtos e serviços com itens que oferecem ao cliente ainda mais valor. Ou ainda quando a pequena empresa deseja vender mais um produto exclusivo ou expandir o seu território e faz uma parceira com outra empresa varejeira ou com uma empresa de logística.

Como encontrar parcerias estratégicas?

O primeiro passo é identificar que tipo de parceiros o seu negócio precisa: para a expansão de mercado, aumento de vendas, fornecimento de produtos e serviços com melhores condições, etc.

Depois, é identificar parceiros que tenham uma necessidade que a sua empresa pode suprir ou que desejam firmar parceria estratégica. Essa análise deve ser muito cuidadosa e deve incluir ainda fatores como marca forte, uma boa reputação e o compartilhamento dos valores, por exemplo.

Em seguida, é preciso haver uma reflexão: o que esperar da parceria estratégica? Quais são os resultados almejados em comum? Quais serão os termos básicos desta aliança? O que será preciso para começar? Qual abordagem utilizar? Que departamentos serão envolvidos? Estas e outras questões devem ser debatidas em uma reunião interna, inicialmente, e depois com os futuros parceiros.

Haverá pessoas, processos e produtos ou serviços envolvidos, assim como deve haver etapas muito bem definidas para que a parceria dê certo de fato. O planejamento estratégico deve ser muito bem construído e mensurado. Parcerias estratégicas tendem a durar muito tempo e requerem muito comprometimento, além de investimento de recursos para que sejam lucrativas de fato.

Veja também: Indicadores de Rentabilidade – Quais são? Como obter os melhores resultados?

Então, o que achou das dicas sobre parceria estratégica? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Não deixe de seguir a OSP Contabilidade no Instagram!

Compartilhe: