Skip to content

O Desafio da Contabilidade nas Empresas Multinacionais

Especialmente no Brasil, as obrigações fiscais são inúmeras, tributárias, trabalhistas... e assim por assim vai. Além de variadas são bastante complexas e detalhadas e exigem um grande esforço para que as empresas fiquem alinhadas a essas normativas para que não
Um mapa-múndi estilizado com o contorno dos continentes preenchido com uma colagem de logotipos de várias marcas globais conhecidas, representando a presença e o desafio da contabilidade em empresas multinacionais que operam em diferentes regiões do mundo.

Especialmente no Brasil, as obrigações fiscais são inúmeras, tributárias, trabalhistas… e assim por assim vai. Além de variadas são bastante complexas e detalhadas e exigem um grande esforço para que as empresas fiquem alinhadas a essas normativas para que não hajam multas e outra retaliações junto aos órgãos fiscalizadores.

As empresas empregam muitas horas e profissionais para calcular essas responsabilidades fiscais, somente reiterando quão burocrática são as normativas fiscais brasileiras. Existem sim modelos que visam a simplificação disso, como o simples nacionais, mas grande parte das empresas brasileiras não se enquadram nesse modelo, em especial multinacionais.

Nesse sentido, criamos esse texto para ressaltar os desafios que os contadores enfrentam todos os dias ao gerenciar as questões contábeis de multinacionais, como também falar sobre artifícios que podem facilitar suas funções, tais como processos operacionais, softwares de gestão, dentre outros. Para tirar essas e outras dúvidas, continue lendo.

O CONTADOR EM EMPRESAS MULTINACIONAIS

Quanto trata-se de empresas multinacionais que operam no Brasil, a complexidade da legislação e, por conseguinte, a responsabilidade dos profissionais contáveis dessa empresa aumentam consideravelmente. Como os países de origem tem regulamentação diferente da brasileira deve estar atento a todas as particularidades para não acabar cometendo erros fatais em seus “livros contábeis” – em alguns casos podem ser muito diferentes a depender se se trata de um país bastante liberal ou com uma visão mais esquerdista de como lidar com o mercado.

É aqui que os escritórios de contabilidade podem apresentar um diferencial importante com serviços especializados para atender empresas multinacionais que, certamente serão um motivo a mais para justificar a contratação. Esses serviços podem, também, ir além da gestão contábil em si e fazê-lo empregando sistemas atualizados e online, garantindo praticidade e transparência.

O foco está em conseguir operacionalizar os serviços contábeis locais juntamente com reports regulares que cumpram as exigências nacionais sem deixar de mão o que é exigido no país de origem, ou seja, a empresa contável deve ser capaz de otimizar os dados e métricas dos serviços contábeis de forma a serem apresentados nacional e internacionalmente.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS DE
CONTABILIDADE PARA MULTINACIONAIS

Dentro dessas empresas o aspecto contábil é peça chave para tomada de decisão – do inglês decision making – e esses profissionais compõem uma equipe estratégica juntamente com outros profissionais essenciais para a gestão do futuro da empresa. Nesse âmbito enquadram-se respostas rápidas a situações não planejadas, essas situações demandam da equipe estratégica um pensamento rápido e também o rápido acesso a dados financeiros, o que só reforça a necessidade de um sistema de gerenciamento prático e moderno paga gestão contábil de uma empresa desse porte.

Nesse sentido, no próximo tópico pormenorizaremos um pouco mais como a tecnologia pode ajudar as empresas de contabilidade com o desafio de gerir esse âmbito em empresas internacionais.

SISTEMAS DE GESTÃO CONTÁBIL

A tecnologia tem se difundido em todas os âmbitos da nossa sociedade e por que não adentrar também na contabilidade e facilitando e abrindo novas portas para a gestão em contabilidade. Especialmente no que concerne a gestão desse aspecto a nível internacional, você consegue imaginar como seria difícil a troca de documentos sem um sistema online? Complicado, certo?

Tendo em vista o cuidado que essas empresas têm com seus dados, a gestão contábil deve contar com um sistema de renome, seguro e com funções intuitivas e completas, oferecendo assim um sistema de rápida consulta das informações estratégicas de cada empresa.

Soluções na nuvem como uma tendência para os escritórios de contabilidade

Os softwares que começaram como simples ferramentas presas em um único computador ou em um sistema interno de uma empresa agora evoluíram e, por sua vez, estão tomando cada vez mais espaço, e fornecendo mais serviços e funções até na nuvem, isso é, completamente online.

Qualquer um com as credenciais corretas podem acessar esses sistemas e obter informações para a tomada de decisão em qualquer lugar – ou seja, não estariam presos ao escritório, ou mesmo ao país de onde os dados foram gerados.

Métricas e mais métricas

Além de acessar os dados em tempo real e em qualquer lugar, esses sistemas permitem o seu cruzamento, gerando métricas importantes que podem ter um grande impacto na estratégia da empresa. Imagine ter os dados de 3 anos atrás e a possibilidade de cruzar eles com diversas outras métricas, observando padrões financeiros, etc. Tudo isso é importante para otimização máxima da contabilidade de uma multinacional.

Essas são vantagens somente pontuais da integração de tecnologia aos seus serviços contábeis. Podemos observar que a gestão contábil de uma multinacional não é simples e deve levar em consideração questões do país de origem e também as normativas nacionais, sendo assim, a especialização do escritório de contabilidade para atender esse público todo o diferencial necessário, com a integração de tecnologia para facilitar a vida de todos os envolvidos.
Tem alguma dúvida? Deixa nos comentários!

 

Uma contadora sorridente, simbolizando o serviço acessível e sem burocracia oferecido pela OSP para a troca de contador.

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

0 Comments


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta

Deixe sua contabilidade na mão de quem entende do assunto!

Preencha os campos abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.