O Brasil voltará a estar em evidência no cenário mundial?

Brasil

O Brasil e o mundo não estão em sua melhor fase econômica, política e social. É tempo de incertezas e isso afeta a vida do empreendedor.

Muitos se perguntam qual será o status do Brasil em relação a outros países e se o país irá se destacar novamente no cenário global. De antemão, saiba que é difícil responder esta pergunta.

O que esperar do Brasil em 2020?

Por mais que tenham ocorrido mudanças significativas – como a reforma trabalhista, a possível reforma da previdência e outras ações do governo – poucos resultados ainda são possíveis de serem observado de modo que possa colocar o Brasil em destaque entre outros países.

O FMI – Fundo Monetário Internacional divulgou em 22/01 que a expectativa de crescimento mundial ficará abaixo da média – expansão de 3,3% em 2020 e 3,4 para 2021. No entanto, para o Brasil, prevê um aumento de 2,2%, acima também de outros países da região. Isso se deve aos investimentos quanto à mineração e à reforma da previdência. Mas o crescimento do PIB é algo complexo e estes números são apenas uma expectativa.

Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a economia brasileira consolidará o processo de retomada do crescimento em 2020, com aumento de 2,5%, depois de expansão de 1,2% neste ano.

Lição de casa

Em contraponto, há um emaranhado complexo de outras questões que devem ser priorizadas para que o país seja uma referência. É preciso se perguntar: qual o caminho do meio na relação entre crescimento econômico e expansão do bem-estar social? Há muitas arestas a serem resolvidas quanto às questões ambientais, investimentos de segurança, educação e saúde e distribuição de renda.

Do contrário, o Brasil continuará a ter uma visibilidade negativa. Em países bem-sucedidos e estáveis, o crescimento econômico segue em paralelo ao estado de bem-estar social, ao desenvolvimento humano, que gera, por consequência, um maior crescimento econômico. Geração de emprego, preservação, reforma educacional para moldes mais moderno e fortalecimento de serviços de saúde em modelos que funcional não são o destaque do governo atual, pelo menos não na prática.

Em suma, o Brasil voltar a ter destaque não tem a ver apenas com números do contexto econômico, mas com uma mudança de mindset do Estado e também do brasileiro. E isso parece estar longe de acontecer.

Não há cenário ideal

E quanto ao empreendedor, o que pode esperar? A única certeza é que não há cenário ideal estabelecido. Isso significa que, apesar das contingências, dos desafios e das intempéries, parece que a iniciativa privada sempre dá o seu jeito de se superar e criar as suas próprias condições, dentro do possível.

Para isso, deve escolher estratégias assertivas para efetivar negócios e fazer o que sempre tem feito, apesar de toda a complexidade chamada “Brasil”: aquecer a economia.

Veja também: Planejamento orçamentário – O que é e como realizar?

O que achou das dicas sobre como estará o Brasil em 2020? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais!

Artigos Recomendados