Skip to content

Negócio de sucesso – Como fazer a sua empresa crescer financeiramente

Negócio de sucesso

Quem tem uma empresa deseja que seja um negócio de sucesso. E isso não é sorte ou algo que você consegue da noite para o dia. É um trabalho que exige planejamento, ação assertiva e constância.

Além disso, é preciso ter muita paciência. O primeiro passo para ter uma empresa de sucesso é voltar-se para os aspectos financeiros do negócio. A seguir, você pode conferir outros 10 passos para uma jornada financeira gratificante.

Não há fórmula mágica – Crie as suas condições!

Não existe fórmula mágica para o seu negócio crescer financeiramente. Muitas pessoas dão cursos e mentorias sobre o segredo do sucesso que muitas vezes elas mesmas não têm.

Não compre ideias prontas, já que cada negócio tem as suas peculiaridades. Considerando as características próprias da sua empresa, determine um modelo que atenda às suas condições. É preciso usar criatividade e raciocínio lógico.

Retorne ao plano de negócio e seja estratégico

Se quiser ter mais condições financeiras de fazer o seu negócio ter um upgrade, reveja o seu plano de negócio. Se a sua empresa está no início, atenha-se a esta etapa.

Muitas vezes os aspectos financeiros do plano de negócio ficam de lado. Com ele, você pode criar o negócio do zero, prevendo riscos e contingências, com mais condições de acerto do que apostar em um futuro incerto.

Conheça o seu cliente

O cliente é a base de tudo. Saber mais sobre ele determinará o melhor preço para seus produtos, os custos e despesas por produto, as melhores condições de produção, a logística aplicada, eventuais vantagens em tributos, impostos ou regime tributário, mais adequadas formas de promoção e divulgação do produto e da marca, as estratégias para todos os setores da empresa, e muito mais.

Encontre e potencialize os seus diferenciais

Há algo que seus concorrentes não fazem e que dá exclusividade ao seu negócio. Tenha estes diferenciais muito claros e sempre busque impulsiona os que têm e desenvolver novos diferenciais.

Pode ser: qualidade superior do produto, preços mais vantajosos, atendimento de excelência, alinhamento mais adequado com as necessidades do cliente, etc. Os diferenciais impactarão as finanças do seu negócio.

Negócio de sucesso

Além disso, invista em ferramentas tecnológicas para centralizar as ações e as informações de seu negócio. Isso dará mais condições da sua empresa crescer e mais condições de gerar novos diferenciais.

Divulgue o seu negócio de sucesso

Crie estratégias de divulgação de seus produtos, serviços, marca e diferenciais, principalmente na internet, que tem um alcance muito maior e custos menores que as mídias tradicionais. Faça um planejamento de marketing por período (por exemplo, por mês).

Controle o fluxo de caixa

Você jamais terá um negócio de sucesso se não controlar o fluxo de caixa da sua empresa. Como dito anteriormente, conte com a tecnologia para otimizar este controle. Há no mercado muitas ferramentas digitais de baixo custo. Para resolver problemas específicos de fluxo de caixa, leia esta matéria.

Capacite a sua equipe

Contrate os melhores talentos e pessoas que saiba mais do que você em relação às tarefas específicas e processos da empresa. Terceirize equipes experientes e consistentes, se for o caso. Além disso, crie um plano de capacitação de pessoas com foco no seu negócio. Isso diminuirá o turn over (e consequentemente os gastos com demissão, contratação, novos treinamentos) e ajudará a criar diferenciais.

Invista em gestão financeira profissional

Reveja a forma como pratica a gestão financeira do seu negócio. Se você ainda não atingiu o sucesso e conquistas com a sua empresa, é porque não tem escolhido as estratégias certas para isso.

Conheça métodos e metodologias novas de gestão, atreladas à inovação e tecnologia. Você verá que mudanças simples e modelos mais dinâmicos são mais fáceis para gerar resultados.

Seja constante

Como dito, o negócio de sucesso não surge da noite para o dia. Trata-se de uma construção. Para isso, a constância é uma condição essencial. Tenha paciência e seja constante em suas ações.

Opte pela contabilidade consultiva

A contabilidade tem muito a oferecer para fazer a sua empresa crescer financeiramente. E não é apenas nas questões obrigatórias e burocráticas, como também em descobrir opções mais vantajosas para o negócio como um todo

No caso da contabilidade consultiva – em que o contador é um especialista no seu segmento e poderá oferecer uma consultoria para o crescimento da empresa – estas vantagens são ainda maiores, seja para ter um negócio mais enxuto, seja para vislumbrar oportunidades que você nem sabia que existiam. Saiba mais sobre contabilidade consultiva nesta matéria e fale com um dos consultores OSP Contabilidade para expandir o seu negócio a partir desta possibilidade.

Veja também: Produtividade – 5 maneiras de ter uma empresa mais produtiva

O que achou das dicas sobre negócio de sucesso? Compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Deixe um comentário com as suas dúvidas e considerações. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Compartilhe: