Skip to content

Multinacionais 2021 – Tendências e estratégias

multinacionais 2021

Algumas das mais relevantes multinacionais que atuam no mercado brasileiro estão entre os clientes da OSP Contabilidade. E é importante sempre analisar o cenário para todo tipo de empresa, de diferentes dimensões, a fim de saber quais os direcionamentos do mercado, novidades e tendências, além de boas práticas que trazem mais resultados. Com as multinacionais 2021 não é diferente: o ano promete ser de mudanças e muitas adaptações para este segmento. A seguir, confira algumas dicas!

Previsão para multinacionais 2021

Não apenas os pequenos negócios, mas também as multinacionais, foram prejudicados pela a crise econômica causada pela pandemia da covid-19. E seus reflexos devem continuar no próximo ano, sendo este evento como o principal da década.

Conforme a pesquisa The Conference Board, realizada conjuntamente com o The Business Council, há a estimativa de que 4 em cada 10 grandes empresas pretender demitir funcionários nos próximos 12 meses. A pesquisa foi realizada com presidentes executivos de multinacionais, totalizando 100 de diferentes países.

Assim, o saldo é que 40% dos entrevistados afirmaram que devem cortar em mais de 10% os investimentos planejados para 2020, e algo deve se repetir em 2021. Inclusive, vale ressaltar que parte destas demissões deve ser oriunda da extinção de postos de trabalho.

Isso terá impactos grandes na população, já que com menos oportunidades de trabalho, aumentarão as desigualdades sociais, e consequentemente, o poder de compra da população. Só no Brasil, estudos indicam que 3,8 milhões de domicílios brasileiros entrem para as classes D e E. A piora na condição social pode atingir 15 milhões de pessoas. Já se fala em recessão técnica no país.

Novo fôlego

Sobretudo, em relação ao cenário brasileiro, muitas multinacionais estão com pretensões de deixar o país, como já vem sendo noticiado desde 2020, com a principal justificativa de baixa competitividade.

Em contrapartida, há multinacionais alocadas revendo estratégias, novas multinacionais brasileiras surgindo e uma intensa busca de pequenas e médias empresas visando a internacionalização, muitas vezes deixando de focar no mercado nacional, o que deixa os caminhos abertos para iniciativas estrangeiras. Afinal, crescer independentemente de crises e contingências é o objetivo de negócios inteligentes e estratégicos.

Tendências para multinacionais 2021

Frente à crise, alguns especialistas indicam algumas saídas e tendências para as multinacionais 2021 que desejam crescer e apresentar melhores resultados:

Adoção de novos formatos de trabalho

Muitos cargos deixaram de existir a partir desta pandemia. Outros formatos de trabalho, muito utilizados em outros países, viraram uma saída para reduzir custos e continuar as atividades em pleno isolamento social. É o caso do home office, o teletrabalho, os contratos por projeto, o trabalho intermitente, entre outros. Há ainda um grande movimento de grandes empresas propondo modelos únicos de trabalho, que não ferem a legislação em vigor.

Valuation

Outro assunto muito em pauta entre as multinacionais é o valuation, que nada mais é do que o processo de avaliar e determinar o valor de uma empresa ou companhia, através de técnicas de análises quantitativas e qualitativas. Permite avaliar o valor de determinado ativo ou passivo, financeiro ou real.

Veja mais neste guia sobre o que é e como calcular o valuation da sua empresa neste artigo – leia na íntegra. Em tempos de crise, a tendência é estar atento ao valor da multinacional e geração de valor em suas próximas estratégias.

Conheça a OSP Contabilidade: Contabilidade para Multinacionais

Maior apelo à inovação

Inovar é a lição de casa para todos os tipos de negócios, e não seria diferente com as multinacionais. O diferencial é que as grandes empresas já possuem uma estrutura que permite investir em diferenciação de mercado pela inovação.

A tarefa mais desafiadora é incorporar na cultura organizacional uma mentalidade pró-inovação, que engaje as equipes, uma vez que quando maior a dimensão da empresa, maiores são os desafios neste sentido. E inovação é um direcionamento antes mesmo que proposta de mercado.

Contabilidade consultiva

A contabilidade de multinacionais é um processo bem mais complexo que de outros tipos de empresas. Aliás, a OSP Contabilidade há mais de 40 anos vem atuando junto às empresas estrangeiras de grande porte com filiais no país.

Além de um atendimento específico para empresas com esta dimensão, é importante que os gestores contem ainda com especialistas no segmento de atuação e uma assessoria contábil que seja estratégica, contribua efetivamente em seus planejamentos e apontando novas direções.

Aprender com o novo cenário

Darwin já dizia que não são as espécies mais fortes que evoluem, mas aquelas que se adaptam. No meio corporativo vale o mesmo: até mesmo grandes empresas sólidas devem buscar estratégias para se adaptarem ao seu modo.

Estratégias inovadores de marketing

Uma saída para o enfrentamento da crise que muitas multinacionais têm adotado em todo o mundo é a aplicação de estratégias de marketing mais massivas, mas também inteligentes e estratégicas. É a vez de planejamentos de marketing mais sólidos, de médio prazo, pelo menos, ações mais impactantes e maior investimento.

Atualização tecnológica de processos

Não é novidade que as grandes multinacionais buscam cada vez mais os processo e metodologias ágeis em todas as suas atividades, e consequentemente, em seus produtos e serviços. A tendência é que isso se intensifique e as grandes empresas passem a ser referência de inovação tecnológica, fazendo uso de tecnologia de ponta. É certo que isso tem um custo, mas deve determinar que continuará crescendo ou não nos próximos anos.

Veja também: 5 grandes empresas que morreram por falta de inovação

Gostou das dicas sobre multinacionais 2021? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Compartilhe: