Skip to content

Metodologia OKR – Como utilizar para ter mais resultados em 2022?

Metodologia OKR

Há em evidência muitas metodologias e ferramentas de gestão que ajudam as empresas a terem mais resultados, a construírem uma realidade prevendo objetivos, estratégias e conquistas em determinado período. Entre elas, de destaca a Metodologia OKR, usada por grandes empresas de todo o mundo e amplamente conhecida aqui no Brasil. Logo, se você almeja bons resultados ainda em 2022, vale a pena conhecer e colocá-la em prática!

O que é a Metodologia OKR?

Grandes organizações como Adobe, Google, Amazon, Twitter e Netflix utilizam nos processos produtivos de suas equipes a metodologia OKR. Isso porque é uma ferramenta prática, fácil de compreender e que alavanca os resultados em pouco tempo.

A Metodologia OKR – Objectives and Key Results, ou, Objetivos e Resultados Chaves é uma ferramenta de estabelecimento de metas, e consequentemente, divisão de responsabilidades. O destaque fica pelo fato de a ferramenta oferecer resultados mensuráveis de forma muito fácil.

Por exemplo, se você tem uma loja e precisa aumentar as suas vendas (sendo este o objetivo), para mensurar este resultado, seria necessário:

  • Aumentar a procura.
  • Estabelecer um valor X para as vendas no período
  • Obter o melhor faturamento deste valor X.

Logo, estas três evidências dos objetivos acabam se tornando metas bem específicas e tangíveis. Observe que a Metodologia foca nos resultados e não em tarefas. Esta metodologia pode ser utilizada em conjunto com outras ferramentas de gestão, como a análise SWOT, a Meta SMART, entre outros.

Vantagens da Metodologia OKR para os seus negócios

A Metodologia OKR oferece grandes vantagens para empresas de todos os tipos. A sua principal caraterística é o foco – ela faz a equipe definir o que é importante e focar nos resultados.

Além disso, estabelece poucos e específicos objetivos por período, sempre orientados para a resolução e crescimento da empresa, o que torna mais fácil o seu atingimento. A dica é estabelecer apenas de 1 a 5 objetivos por vez.

Aliás, a Metodologia OKR é uma ferramenta ideal de alinhamento estratégico, pois ajuda cada membro da equipe, independentemente da função e importância que possui, a se esforçar nas suas atividades com o mesmo direcionamento para os resultados desejados. Os esforços e conquistas são multilaterais e atingem a todos os envolvidos.

Outra característica importante da Metodologia OKR é o sentido de compromisso, pois é isso que faz o alinhamento acontecer uma vez estabelecido o objetivo e os resultados. Reuniões, relatórios e todo um esquema de comunicação deve ser criado para que as pessoas dialoguem sobre seus alcances, em cada função e se mantenha continuamente inspiradas. É uma ferramenta que permite o acompanhamento contínuo em todos os sentidos.

Não há receita mágica para se trabalhar com a Metodologia OKR. Ela é realmente muito simples e bastante flexível, desde que o objetivo seja bem específico e pautada nos melhores resultados. Em suma, esta ferramenta de gestão permite o crescimento real do negócio e o senso de crescimento em cada função, em cada colaborador. É uma verdadeira aceleradora de resultados!

Veja também: Empresas em recuperação judicial – Mitos e verdades sobre bens

Gostou das dicas sobre metodologia OKR? Deixe o seu comentário e compartilhe estas ideais em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Compartilhe: