Que tal ter mais resultados para o seu negócio? Este é um desafio constante para a indústria, mas há estratégias viáveis e acessíveis que podem potencializar um impulsionamento, independentemente do contexto. Veja a seguir 5 dicas de melhorias em seus processos!

1) Gestão de processos integrada

O primeiro passo para a indústria ter melhores resultados é mapear e integrar todos os processos, para fazer um planejamento mais assertivo. Por exemplo, um estoque com desperdícios e prejuízos, colaboradores parados, clientes insatisfeitos, prazos não atendidos e problemas com fornecedores indicadores de que os processos vêm sofrendo problemas.

indústria

Se este cenário é comum para você, é hora de estabelecer análises profundas no core-business da sua indústria e nos padrões e direcionamentos para a execução das atividades diárias. Isso fornecerá dados para um planejamento mais adequado. Integrar diferentes processos na empresa é outra atitude estratégica para qualquer gestor. Para isso, há sistemas tecnológicos, que permitem o maior controle e cruzamento dos dados, em tempo real. Com estas informações, o seu poder de decisão será maior.

2) Contabilidade como parceira da indústria

O contador especialista pode ser de grande ajuda na hora de buscar resultados mais sólidos para o seu negócio, seja no enquadramento da empresa, nas possibilidades tributárias e legais, na indicação de saídas e soluções estratégicas ou mesmo na oferta de serviços rotineiros e operacionais. A dica é buscar um escritório contábil especializado no atendimento da indústria, pois será possível estabelecer metas mais consistentes em todos os prazos.

3) 80% das consequências são resultado de 20% das causas

Uma alternativa para estabelecer estratégias para a indústria é aplicar o princípio de Pareto para lidar com riscos, não conformidades e problemas de diferentes natureza em seus processos. Segundo Pareto, 80% das consequências são resultado de 20% das causas. Com isso, é possível observar conformidades, identificar pontos de melhoria e desenvolver planos de ação.

Utilize este recursos na ordenação nas causas de perdas que devem ser solucionadas, revelando problemas e priorizando-os para que sejam resolvidos de acordo com sua importância.

4) Transformação digital

A indústria deve estar preparada para a transformação digital. Isso não significa que as aquisições sejam dispendiosas e intensas, mas é antes uma percepção de que o mercado está cada vez mais dependente dos recursos tecnológicos e será preciso se adaptar para ter mais resultados. Sistemas de gestão de processos e da produção, computação na nuvem, dispositivos integrados e outras tecnologias podem resultar em um avanço muito grande e deixar a empresa mais competitiva.

5) Demanda e prevenção de riscos

Qual a demanda do seu processo produtivo? Realmente é necessário investir em um estoque? Como as sazonalidades e particularidades impactam nas suas contas? O que é importante para a continuidade dos processos? Identificar a demanda de forma realista ajuda a evitar desperdícios ou parada da produção por falta de insumos.

Outro fator importante para ter os melhores resultados na indústria é a prevenção de riscos. O processo de produção deve ser constantemente monitorado e a manutenção deve ser uma prioridade. Estratégias planejadas e preventivas dão suporte à sua produtividade.

Veja também: Indústria Nacional – Saídas e tendências que mobilizam o setor

O que achou das dicas sobre como ter mais resultados na indústria? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-nos no Instagram!

Share This