Skip to content

Holding – Para que serve? Quais as vantagens?

Holding

Criada para administrar um grupo empresarial, a holding é uma sociedade mantenedora detém majoritariamente as ações de empresas subsidiárias e é uma opção de negócio cada vez mais comum. A seguir, confira o significado deste conceito, as suas vantagens, diferentes tipos e aplicações.

O que é uma holding?

O termo holding é derivado de “to hold”, que significa segurar, controlar, guardar. Trata-se de uma empresa criada para controlar outras empresas subsidiárias, das quais detém a maior parte das ações. Em geral, trata-se de uma estrutura muito eficiente na gestão de empresas diversas, de modo integrado e centralizado.

A holding atua diretamente nestes negócios, tendo inclusive participação nas decisões. A cada dia, as holdings se destacam principalmente em bolsa de valores no Brasil e em diversos segmentos econômicos. Uma holding tem controle inclusive em diferentes tipos de ativos, como títulos, marcas, direitos autorais, fundos de investimento, ações, imóveis, etc.

Para a sua atuação, é escolhido um modelo de atuação, assim como ocorre em qualquer empresa. Define-se um padrão de atuação e gestão. Isso comunica ao mercado a forma como atua, o que é muito importante para todos os envolvidos às empresas que administra e também para parceiros, investidores e fornecedores, por exemplo. Aliás, a holding representa as empresas que gerencia.

Como funciona a holding?

Neste artigo, já falamos um pouco sobre este conceito de holding. A holding é uma empresa que contra outros tipos de empresas, que podem até ser de diferentes segmentos produtivos. Quanto ao regime tributário, a holding pode ser

tanto Sociedade Anônimas (S/A) como Limitada (LTDA). São validadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Mesmo que administre diferentes negócios e possua um padrão de gestão, a holding administra cada empresa de forma independente. Além disso, a sua receita é integrada aos pagamentos de lucros e dividendos feitos pelas companhias sob seu controle.

Vantagens de uma holding

A principal vantagem da holding é a facilidade na realização de investimentos sem a necessidade de criar diferentes empresas, bem como participar de programas de benefícios tributários.

Tipos de holding

Há vários tipos de holding:

  • Holding Pura – É a que tem como objetivo participar do capital de outras empresas. Neste caso, não realiza outras atividades econômicas. A sua receita é proveniente somente dos dividendos distribuídos pelas suas companhias. São muito comuns no Brasil.
  • Holding Mista – Neste tipo de holding, além de participar no capital de outras empresas, exerce também alguma atividade empresarial. Conta com duas fontes de receitas: a principal continua sendo os dividendos distribuídos pelas empresas controladas. Além disso, conta com o acréscimo da atividade paralela de contribuir com os resultados auferidos por esse tipo de companhia.
  • Holding Familiar – É criada para deter o controle do patrimônio de uma ou mais pessoas da família fica sob responsabilidade desta empresa.
  • Holding Patrimonial – É criada para gerir seus próprios bens, principalmente imóveis. Está centralizada no proprietário dos bens. Contudo, este tipo de holding tem a função de antecipar a distribuição de herança a herdeiros e cônjuge. Além disso, pode ser criada para participar de benefícios fiscais.
  • Holding Administrativa – O forte deste tipo de holding é a capacidade de gestão. É criada para otimizar a gestão de empresas.
  • Holding de controle – É criada para controlar outras organizações, ou seja, possui apenas uma subsidiária e outras que controlam uma série de empresas. O objetivo é deter o controle societário de uma ou mais empresas para assegurar a gestão do próprio negócio.
  • Holding de participação – Neste caso, o objetivo é ter a participação minoritária em uma série de companhias, geralmente a partir da compra de ações, por interesses estratégicos.

Veja também: Contabilidade para empresas de Tecnologia – 5 dicas para ter mais crescimento

Gostou das dicas sobre holding? Deixe o seu comentário e compartilhe estas ideais em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Compartilhe: