Skip to content

Gestão Remota – É possível? Como implementar?

gestão remota

Em tempos de pandemia de coronavírus, muitos conceitos até então desconhecidos do grande público vieram à tona e se popularizaram – é o caso do home office e da gestão remota. Este é um meio de gerir pessoas, processos e negócios, de forma geral, com o uso essencial da tecnologia. Veja mais a seguir e conheça as suas vantagens.

Mudança de mentalidade e transformação digital

Nos últimos anos, as novas tecnologias, a comunicação e a internet revolucionaram a vida das pessoas e empresas. Mas este movimento inovador ainda não acabou: está plenamente em curso de deve impactar novas grandes transformações, principalmente no mercado.

É a chamada transformação digital, um movimento de entendimento e ação obrigatórios para quem quer se manter neste mercado – veja na íntegra esta matéria que fizemos sobre o tema. Todos os setores produtivos passaram a investir em recursos e processos digitais para obterem mais vantagens.

Com isso, novos paradigmas surgiram, assim como novas soluções tecnológicas surgem a cada dia, levando o empresário a buscar estratégias digitais para o seu negócio, a fim de se diferenciar. Há ainda uma mudança de mentalidade por parte deste.

O que é gestão remota?

A Gestão Remota é um produto da transformação digital. Trata-se de um novo modelo de gestão da era digital. Tecnologias como a computação na nuvem, o Big Data, o machine learning, a combinação de soluções mobile com a Internet das Coisas (IoT), dentro outras novidades e tendências, foi necessário ampliar a perspectiva sobre a gestão do acesso remoto.

Assim, a gestão remota nada mais é do que um modelo de gerenciamento de uma equipe, processo ou da gestão do negócio, permitindo aos funcionários trabalharem fora das instalações do escritório, em dias específicos ou de forma permanente. E desta forma, permite ao gestor aplicar uma gestão essencialmente remota. Para isso, o gestor utiliza soluções tecnológicas vigentes e novas metodologias e gerenciamento. Há várias opções no mercado e a cada dia surgem novas ofertas.

É uma resposta não só para um mundo em que a pandemia de coronavírus que requer o distanciamento social, mas uma forma de obter para todos os envolvidos no negócio mais qualidade de vida, produtividade, lucratividade e criatividade. E para isso, o gestor deve desenvolver competências necessárias para criar um modelo de gestão que ofereça estas vantagens e que seja ágil e assertiva para a empresa.

Boas práticas para a gestão remota

Confira algumas práticas e dicas para desenvolver um bom trabalho com a gestão remota:

1) Tenha uma visão geral das vantagens e também dos desafios e contingências da gestão remota, bem como do trabalho remoto como um todo. Nem sempre é fácil para a sua equipe trabalhar a partir deste modelo e isso pode requerer um tempo de adaptação, bem como treinamentos específicos.

2) Tenha um planejamento das atividades e faça a distribuição de todas as informações necessárias para que o seu time de trabalhadores remotos possam realizar o trabalho com qualidade. Comunicação é um elo muito significativo da gestão remota. Utilize recursos de planejamento e comunicação, e tenha um cronograma com prazos definidos para tudo o que precisa ser realizado. Além disso, torne as tarefas bem definidas, para você e para as outras pessoas.

3) O maior desafio da gestão remota é a motivação e o engajamento de sua equipe. Além de manter alinhada a comunicação entre as pessoas promova confraternizações, premiações e formas de incentivo para que todos se sintam parte de um time vencedor.

4) Programe as reuniões periódicas. Isso permitirá um acompanhamento mais assertivo das atividades de suas equipes. Para isso, utilize soluções de reuniões remotas, como o Google Meet, Zoom, Skype, Google Hangouts, entre outros.

5) Escolha as suas ferramentas de gestão. Prefira as soluções que integrem toda a sua rotina.

6) Integre processos à gestão remota. Por exemplo, a contabilidade digital é uma realidade para as empresas que desejam migrar para este universo, obter mais vantagens e poupar tempo, sem perda de dados. Para saber mais, fale com um dos especialistas OSP Contabilidade.

Veja também: Planejamento estratégico para empresas pós-pandemia de coronavírus

Então, gostou das dicas sobre gestão remota? Aliás, deixe um comentário a seguir e compartilhe este conteúdo nas redes sociais! Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Compartilhe: