Gestão de Pessoas – 5 dicas para cuidar do ativo mais valioso da sua empresa

Uma empresa sem pessoas é mera abstração. Uma organização não é caracterizada por sua estrutura ou pelo seu capital, mas pelos talentos que possui e pela capacidade de transformar-se constantemente. Logo, a gestão de pessoas é um setor da empresa que sempre possui desafios: como captar os melhores talentos e como mantê-los, combatendo a alta rotatividade em um mercado tão acelerado e de relações tão efêmeras? Selecionamos 5 dicas para você cuidar do ativo mais valioso do seu negócio!

1) Treinamento e capacitação

Toda empresa tem a obrigação de desenvolver os seus colaboradores, seja enquanto profissionais ou como pessoas. Desta forma, para ter os melhores resultados em seus negócios, realizar treinamentos, capacitações, cursos internos e externos, eventos e integrações é essencial para o crescimento da empresa e expansão das capacidades e competências dos profissionais. É uma forma de valorizar o potencial do colaborador.

2) Gestão de pessoas integradas com os demais processos

Hoje a gestão de pessoas tem uma função muito importante na empresa. Os seus gestores atuam diretamente na tomada de decisão entre as lideranças e impactam diretamente no direcionamento e posicionamento do negócio no mercado. Isso porque é um centro de custos muito importante e um setor estratégico para o crescimento direto do negócio, já que fornece pessoal para todos os demais setores e processos.

Assim, não é novidade que os setores da empresas precisam se relacionar e fornecer dados e informações que sejam integrados, para a melhor tomada de decisão. Diretamente, esta integração ajuda a organizar melhor as equipes, contratar os melhores profissionais, propor estratégias de desenvolvimento humano e organizacional, apoiar as lideranças, ampliando inclusive as possibilidades dos colaboradores de aperfeiçoamento e crescimento na carreira.

3) Plano de carreira assertivo

O plano de carreira é um instrumento de gestão muito importante para o planejamento de negócio como também para dar ao colaborador uma perspectiva de crescimento em curto, médio e longo prazo. Muitas empresas brasileiras ainda não o utilizam.

gestão de pessoas

É um organograma que contém, entre outras coisas, o possível crescimento do colaborador na empresa, cargos e salários, especificações sobre as funções que será exercidas, necessidade de desenvolvimento e aquisição de competências, etc. É uma maneira da empresa também realizar a gestão de pessoas e mesmo o orçamento previsto de forma sustentável. É uma forma de dar ao colaborador contratado perspectivas de futuro dentro da organização e motivá-lo em seu trabalho.

4) Uso de tecnologias inteligentes

Falamos que o setor de gestão de pessoas deve estar integrado com os demais. Para isso, se faz necessário o uso de determinadas tecnologias – softwares específicos e integrados, aplicativos, recursos biométricos (quando necessário), sistemas de comunicação, sistemas de treinamento e universidade corporativa, etc.

Hoje o mercado oferece muitas opções para expandir o setor, o que impacta diretamente na valorização do funcionário, seja na soma de horas para a folha de pagamento, seja na hora de proporcionar um treinamento ou analisar quais competências devem ser desenvolvidas para o profissional ou ainda para disponibilizar informações essenciais para o setor de contabilidade. A gestão de pessoas foi um dos setores mais impactados pela chamada transformação digital na empresa.

5) Incentivo à liderança e participação

Mais que ser apenas contratado, o colaborador contemporâneo quer participar, quer fazer parte de algo maior. Dar este sentido à sua atuação é uma forma de valorizá-lo. Incentivar a liderança, saber ouvir a sua opinião, oferecer-lhe responsabilidades, entre outras ações é uma forma de valorizar o talento humano diretamente. Além disso, traz várias vantagens para a empresa desenvolver os seus diferenciais de mercado.

Veja também: Indústria Nacional – Saídas e tendências que mobilizam o setor

O que achou das dicas sobre gestão de pessoas? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-nos no Instagram!

Artigos Recomendados