Skip to content

Gestão a Distância – O que a OSP Contabilidade aprendeu com a pandemia?

gestão a distância

Com a pandemia, a gestão a distância se tornou muito mais popular e assertiva em um momento em que o isolamento social se fez necessário e a rotina das empresas não podia parar. Trata-se de um método de gerir negócios sem a presença física, fazendo o uso de tecnologias e modelos de gestão mais adaptáveis e flexíveis.

No entanto, neste período de transição, a gestão a distância continua muito útil e econômica. Veja mais sobre as vantagens do modelo!

O que é gestão a distância?

A gestão a distância é um modelo de gerenciamento já conhecido ao redor do mundo. Com ela, as empresas conseguem expandir seus negócios e manter um padrão de controle e execução em todas as filiais, bem como tornar os custos mais enxutos e a rotina mais assertiva.

Com a pandemia, assim como com as exigências da transformação digital, a gestão a distância passou a ser mais praticada no Brasil. A gestão a distância é inclusive fruto da transformação digital, que por meio das novas tecnologias e recursos de comunicação, permitiu as empresas serem mais conectadas e terem suas informações integradas, em tempo real.

Como implementar?

Além disso, a gestão a distância pode ser usada por todos, das grandes empresas aos negócios diminutos. Faz-se uso de recursos digitais, softwares de gestão e comunicação interna, armazenamento na nuvem e outras tecnologias para diminuir as distâncias, mensurar os dados e resultados, e tornar mais dinâmicos os processos da empresa.

Há muitas vantagens na gestão a distância, desde redução de custos até maior produtividade e flexibilidade. É ideal para garantir a estabilidade do negócio, seja em equipe a distância, presencial ou híbrida, em todos os tipos de empresas.

Contudo, para funcionar, é preciso ter algumas garantias:

  • Ter à disposição os recursos tecnológicos necessários.
  • Definição apropriada de processos e objetivos.
  • Planejamento administrativo eficaz.
  • Integração de informações de diferentes setores da organização – assim como ocorre, por exemplo, quando você contrata uma empresa de contabilidade que utiliza a tecnologia para oferecer a você as melhores condições de tomada de decisão.
  • Criação de uma rotina eficaz de gestão a distância.
  • Encontros e atividades presenciais periódicas.
  • Utilização de recursos de mensuração e indicadores bem definidos.
  • Entre outras demandas.

Veja a seguir outras dicas essenciais de como ter êxito na gestão a distância!

1) A tecnologia está a favor da gestão a distância

Ao implementar a gestão a distância, saiba que este modelo só funciona com o uso intensivo de tecnologia. Utilize softwares de gestão que integrem diferentes processos. Utilize a análise preditiva na sua tomada de decisão, bem como recursos como computação na nuvem, inteligência artificial, contabilidade digital, entre outros.

2) A saúde dos colaboradores deve estar em 1º lugar

Em muitos casos, o trabalho remoto também é uma realidade na empresa – como ocorreu com muitas organizações durante a pandemia. Logo, a gestão deve ser presente e estar sempre orientando os processo e pessoas. Além disso, a saúde e o bem-estar dos colaboradores quando o trabalho também ocorre a distância é essencial.

3) É possível adaptar o espaço doméstico

O espaço doméstico, assim como qualquer outro espaço de trabalho, pode e deve ser adaptado com todos os recursos necessários para que o gestor possa desempenhar as suas funções.

4) A contabilidade é uma ferramenta de crescimento e recuperação

Há tempos a contabilidade vem oferecendo recursos inteligentes para integrar todas as informações contábeis, financeiras e tributárias das empresas. A Contabilidade Digital, por exemplo, faz uso de diferentes recursos para o atendimento de empresas em diferentes regiões. Já a Contabilidade Consultiva oferece apoio estratégico para que o negócio seja melhor direcionado em suas pretensões.

5) O trabalho híbrido é uma opção

A gestão a distância é um modelo muito flexível, que atende a filiais, administração presencial em determinados momentos, a distância em outros, e favorece o trabalho híbrido, uma opção econômica e possível a muitos segmentos.

6) Automação e integração devem crescer no próximo ano

Automatizar processos e integrar dados e informações é um passo essencial para a gestão a distância. Todo o processo se tornará mais dinâmico e fluído. Devem ser uma premissa para que as empresas que desejam se tornar competitivas nos próximos anos.

Veja também: Contabilidade Inovadora – Tecnologia e criatividade frente à crise

Gostou das dicas sobre gestão a distância? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Compartilhe: