Skip to content

Gestão 4.0 – Tendência 2022 que você precisa conhecer

Gestão 4.0

Em tempos de transformação digital, é importante entender as necessidades das empresas, da sociedade e do mercado com velocidade, a fim de garantir as melhores condições de crescimento para o seu negócio. O conceito de gestão 4.0 é um exemplo de abordagem inteligente e moderna, pautada pelo universo digital e pelas metodologias ágeis que se enquadra como uma tendência para 2022 e para os anos vindouros. Veja mais a seguir!

Gestão 4.0 – Digital, global e ágil

Afinal, o que seria a chamada Gestão 4.0? Trata-se de uma nova abordagem de gestão de negócios, conhecida como a quarta revolução entre os paradigmas administrativos. Assim como ocorrem com o termo Indústria 4.0, tida como a quarta revolução industrial, a gestão 4.0 traz uma nova proposta para a contemporaneidade, aliando, entre outras coisas, práticas tecnológicas e de automação, metodologias ágeis, atuação decentralizada e inovação.

Ou seja, um retrato desse novo modelo de gestão seriam os processos produtivos automatizados e independentes entre si, a partir de metodologias que tornem a rotina mais eficiente e flexível, com foco em gerar inovação internamente, sempre acompanhando o ritmo do mercado.

Em suma, a gestão 4.0 tem o objetivo de integrar máquinas, ferramentas tecnológicas e colaboradores, com mais condições de crescimento, eficiência na gestão de custos – e aqui a Contabilidade Consultiva entra como uma grande aliada – e otimização da experiência para os consumidores e na proposta de inovação.

Princípios da Gestão 4.0

Em resumo, esse novo modelo de gestão traz alguns princípios que servem como base para a gestão 4.0. Confira a seguir e prepare melhor o seu negócio:

  • Big data – A gestão 4.0 é um produto da transformação digital e não seria diferente ter este apelo tecnológico. Neste caso, o Big Data tem foco no consumidor e em seu comportamento. Isto é, a ideia é captar e cruzar dados dos consumidores a partir de todas as interações com a empresa – do cadastro às considerações pós-compra. Com isso, é possível desenvolver melhores produtos e serviços, pautados nas suas necessidades e ainda proporcionar experiências personalizadas ao público.
  • Comunicação omnichannel – Nesta estratégia, utiliza-se diferentes canais de comunicação de forma integrada, com o propósito de criar uma relação da empresa com o consumidor ainda mais personalizada.
  • BI e padronização – É importante que a linguagem utilizada nos diversos meios de comunicação, sejam eles on-line ou off-line, seja a mesma em todos os canais e momentos da empresa. O mesmo vale dizer para as estratégias de BI em diferentes espaços da empresa, sendo reconhecidas, entendidas e implementadas num esforço comum.
  • Automação – Trata-se de transformar um processo manual e usar tecnologia para torná-lo otimizado e independente da interação humana. A gestão 4.0 é pautada pela automação de todos os processos da empresa.

Vantagens da Gestão 4.0

A gestão 4.0 tem muitas vantagens a oferecer ao crescimento do seu negócio. Logo, a ideia é torná-lo mais eficiente, com menos custos, mais integrado quanto à comunicação, mais próximo do consumidor e mais inovador. Veja a seguir alguns de seus benefícios:

  • Oferece menores custos e reduz o tempo em todos os processos da empresa.
  • Torna a empresa mais competitiva.
  • Permite a redução de tributos dependendo do tipo de negócio.
  • Aproxima e personaliza o relacionamento com o cliente com uso da comunicação omnichannel.
  • Promove a segurança de dados em todos os momentos.
  • Torna os processos produtivos mais ágeis, autônomos, seguros e estratégicos.
  • É flexível e se adapta bem às mudanças do mercado.
  • Utiliza dados concretos que proporcionam tomadas de decisões mais conscientes e acertadas.

Afinal, como aplicar a gestão 4.0 no seu negócio?

Implantar na prática a gestão 4.0 na sua empresa é um processo relativamente simples, mas que exige tempo e esforço. Sobretudo, o primeiro passo é focar na difusão de uma cultura organizacional alinhada com este conceito. Em seguida, deve haver uma força de alinhamento também entre as lideranças na integração dos setores produtivos. O maior investimento talvez fique para a tecnologia e automação.

Veja também: Contabilidade para empresas de Tecnologia – 5 dicas para ter mais crescimento

Então, gostou das dicas sobre gestão 4.0? Deixe o seu comentário e compartilhe estas ideais em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Compartilhe: