Uma boa notícia para quem tem empresa privada e ainda não regularizou a sua situação junto ao eSocial. A Receita Federal prorrogou o prazo final de regularização e adesão ao sistema, que visa integrar diferentes ações e demandas da situação legal, fiscal e tributária das empresas brasileiras.

Decisão da Receita Federal

A Receita Federal confirmou neste dia 04/09 que o prazo será estendido para que empresas de médio porte possam entregar as devidas informações sobre seus empregados para o eSocial e outras demandas que tenham a fazer. Anteriormente, o prazo era até o fim de agosto. Agora foi ampliado para o fim de setembro – uma resposta dos empresários.

Pequenas e médias empresas precisam se cadastrar no eSocial

O eSocial é um sistema obrigatório a todas as empresas de caráter privado e já está em pleno funcionamento desde janeiro deste ano. E quando falamos em empresas, estamos situando também as MEI com funcionário, entidades sem fins lucrativos e qualquer outra de caráter privado. A partir do próximo ano, as etapas visarão integrar as empresas públicas.

eSocial

Caso você seja pequeno ou médio empresário e ainda não cadastrou a sua empresa no eSocial, saiba que durante todo o mês de setembro poderá enviar os dados da empresa para a plataforma eSocial neste link. O prazo vale para as empresas com faturamento anual inferior a R$ 78 milhões e que ainda não possuem cadastro na plataforma. Desta forma, o limite é o dia 30 de setembro.

Segunda fase do eSocial

É muito importante cadastrar a empresa e estar quites com o eSocial até a data, pois a segunda fase do processo começará no dia 10 de outubro. Nesta nova fase, as empresas cadastradas deverão fornecer ao sistema uma série de informações sobre seus empregados, conforme as especificações que serão apresentadas.

Sobre o eSocial

O eSocial é visto positivamente pela maioria dos empresários brasileiros, por profissionais de contabilidade e áreas a fins e pelo governo. O sistema foi criado em 2013, e visa reunir dados trabalhistas, fiscais e previdenciários do trabalhador em um único local. Anteriormente, o cadastro era obrigatório apenas para empregadores de domésticos. Agora é obrigatório para as demais empresas do país.

Você pode saber mais sobre o eSocial e o seu calendário para 2018 nesta matéria que já publicamos no blog da OSP Contabilidade. Se tiver dúvidas sobre o eSocial ou precisar de um apoio especializado para o seu negócio, entre em contato com nossa equipe através deste link.

Veja também: Abertura de Empresa Passo a Passo – Conte com a OSP Assessoria Contábil

O que achou da prorrogação do prazo de regularização do eSocial? Deixe um comentário e compartilhe este conteúdo nas redes sociais.

 

Share This