Entrevista de emprego – Como conduzir da melhor forma?

A entrevista de emprego não é uma tarefa que envolve apenas os profissionais de RH. Envolve ainda gestores e lideranças. Atualmente, o RH deixou de apenas cumprir demandas técnicas e passou a ter uma posição na tomada de decisão da empresa, bem como os gestores e lideranças participam mais das contratações e atividades como a seleção de pessoal. Mas como entrevistar com eficiência? O que considerar em uma entrevista de emprego?

Saiba o que está procurando

Saiba o que é necessário para exercer a função, qual o perfil de profissional desejado para a vaga aberta, quais aspectos funcionais estão alinhados com o negócio, quais características são ou não bem-vindas. É preciso saber muito bem o que se está buscando na entrevista de emprego.

Na seleção prévia, é possível utilizar a tecnologia ao seu favor, priorizando sistemas e plataformas de recrutamento e seleção dinâmicos e que fazem uso do inteligência artificial. É cada vez mais comum este tipo de recurso.

Prepare-se antecipadamente

É importante conhecer bem cada candidato. Estude os currículos dos candidatos antes da entrevista. Pesquise mais sobre cada um se possível. E dentro do que possui de informações, tente criar questões do que ainda precisa entender.

Tenha questões claras

Tenha em vista que o tempo de entrevista é curto e há vários candidatos. E há muitas abordagens de entrevista de emprego – vale a pena conhecê-las. Tenha sempre em mão as questões, elaboradas de forma positiva, antes da entrevista de emprego e saiba o que irá perguntar. Isso não significa que você não possa adaptar os seus questionamentos ao longo da experiência.

As questões devem ser técnicas e relacionadas às funções e aos aspectos próprios do candidato, bem como comportamentais: sobre o que ele acho de determinada experiência, por exemplo. Ou como agiria em determinada situação.

Tenha uma estrutura de entrevista de emprego em mente

Tente mapear previamente a entrevista de emprego, uma vez que é você quem vai conduzi-la. Receba o entrevistado e converse informalmente com ele para que se sinta confortável. Comece analisando as informações do currículo, fazendo questionamentos pertinentes. Anote tudo o que for preciso.

Após passar todas as questões, fale da vaga, da empresa, do que é esperado. Tente classificar as informações obtidas entre os candidatos. E finalize a entrevista, deixando o profissional livre para fazer questões. Os testes podem ser ou não realizados nesta etapa.

Analise os dados durante e após a entrevista

O último passo é ser muito imparcial quanto aos dados adquiridos de cada candidato. Faça uma seleção com foco no que se aproxima mais com as exigência do cargo e para aquilo que a empresa vem procurando. Alinhe o perfil profissional com o negócio.

Veja também: Corte de custos e despesas – Como impactar de verdade os resultados do seu negócio?

Gostou das dicas sobre entrevista de emprego? Deixe um comentário a seguir! Confira outras dicas e novidades da OPS Contabilidade no Instagram!

Artigos Recomendados