Entenda o que é o FAP – Fator Acidentário de Prevenção, e o que ele muda na tributação da sua Folha de Pagamento.

10102011113242_FAP1

No dia a dia nos deparamos por varias vezes com siglas que custam a ser interpretas rapidamente, o FAP é uma delas, o Fator Acidentário de Prevenção nada mais é do que o multiplicador variante de 0,5 a 3 da alíquota SAT (Seguro Acidente de Trabalho), este fator será decisivo para formação da alíquota que tem como media 1% a 3%, fazendo com que esta possa até triplicar.

O índice do FAP multiplicado pelo RAT (Riscos Ambientais do Trabalho) somado ao INSS parte empregador e terceiros correspondera ao Percentual Parte Empresa no calculo da GPS na sua Folha de Pagamento.

No caso de contribuinte individual, profissionais liberais, produtor rural e/ou pessoa física, que possuírem matrícula CEI, o FAP será por definição, igual a 1.

O FAP é corrigido e publicado anualmente pela Previdência Social, para o calculo deste índice serão utilizados os dados dos dois anos anteriores ao ano de processamento levando em consideração os acidentes de trabalho ocorridos dentro deste período. Portanto toda melhoria com foco na segurança dos empregados poderá manter ou diminuir o índice do FAP de sua empresa.

Consulte o FAP da sua empresa https://www2.dataprev.gov.br/FapWeb/pages/login.xhtml

Artigos Recomendados