O planejamento financeiro é uma das tarefas mais importantes a serem feitas em empresa de todos os portes e segmentos de mercado. Não importa se você recém abriu o seu negócio ou já está consolidado há décadas no setor.

Planejar é palavra de ordem para empresas de sucesso. Por isso, confira a seguir as principais dicas para fazer o planejamento financeiro da sua empresa.

Inclua o planejamento na rotina empresarial

O planejamento financeiro deve ser uma constante no seu negócio, sendo uma tarefa que pode ser feita anualmente e revisada todos os meses. Isso é importante porque, ainda mais nos dias de hoje, existem muitas mudanças no cenário econômico e, ao estar revisando a sua estratégia, é possível evitar surpresas desagradáveis.

Além disso, o planejamento financeiro é uma questão bem básica em termos financeiros. Afinal, é preciso saber quanto dinheiro o seu negócio tem disponível, quais são os custos mensais e quais as prospecções de ganhos, levando em conta possíveis elevações dos preços e investimentos necessários. Com tudo isso bem claro fica mais fácil de escolher o melhor caminho.

Trace objetivos claros para sua empresa

Para um planejamento financeiro mais assertivo é preciso saber quais são os seus objetivos. Por mais que a meta primordial de uma empresa seja vender, é necessário traçar objetivos mais específicos, os quais ajudam na hora de tomar decisões e, por consequência, avaliar melhor onde o dinheiro deve ser investido.

Esses objetivos estão intimamente ligados com o diferencial do seu negócio. A sua empresa pode ter o objetivo de se tornar mais conhecida em todo o país devido ao seu preço competitivo. Nesse sentido, é preciso reduzir os custos para oferecer preços mais baixos.

Ou a sua empresa pode se destacar pela qualidade e priorizar uma melhor matéria prima, por exemplo. A questão é que, ao saber para onde você quer que a sua empresa vá, é possível investir no que realmente importa para atingir os objetivos.

Faça um controle de caixa eficiente

Para ter informações sempre atualizadas, nada mais adequado do que fazer o controle de caixa da sua empresa. É imprescindível registrar todas as entradas e saídas, dessa forma, você consegue acompanhar o dinheiro disponível, se é suficiente para pagar as contas, se é possível investir em novos equipamentos, etc.

Essas informações são fundamentais para o planejamento financeiro, pois de nada adianta realizá-lo se você não conhece e realidade das finanças do seu negócio.

Não tenha gastos desnecessários

Outra tarefa que deve ser permanente na sua empresa é a avaliação do que se tornou um gasto desnecessário. Muitas vezes, as empresas gastam com determinados produtos e procedimentos, os quais podem ser substituídos por soluções mais econômicas. Mesmo parecendo gastos pequenos tornam-se altas somas com o passar dos anos.

Isso se refere tanto a itens do dia a dia, como lâmpadas mais econômicas para o escritório, quanto a máquinas mais modernas e eficientes. O importante é estar sempre atento às novidades do setor e não se contentar em sempre fazer as tarefas da mesma forma sem conhecer outras possibilidades.

Conte com a consultoria de profissionais

Por fim, mas não menos importante, outra das dicas para fazer o planejamento financeiro da sua empresa é contar com a ajuda de profissionais capacitados para controlar as suas finanças. Por mais que a sua empresa tenha uma equipe qualificada, alguns procedimentos são mais indicados aos profissionais da contabilidade, que podem encontrar as melhores soluções.

Dessa forma, é fundamental buscar um escritório de contabilidade de confiança e com profissionais experientes, que estejam bem informados sobre as leis e regras para usar o seu dinheiro da melhor forma. Com isso, a sua empresa vai sempre crescer.

PRECISA DE AJUDA NA CONTABILIDADE DA SUA EMPRESA? CLIQUE AQUI!

 

 

 

Share This