CTPS DIGITAL – Saiba o que vai mudar com a Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital.

Em vigor em âmbito nacional a nova carteira de trabalho digital traz algumas vantagens aos trabalhadores, a melhor delas será a entrega do documento que será feita no ato da solicitação, anteriormente o prazo era de até 30 dias para entrega. Esta mudança também tem como finalidade concentrar as informações de diversos bancos de dados, no intuito de reduzir fraudes nos benefícios da Previdência Social.

Outra vantagem será a consulta do histórico profissional de forma online, além do seu saldo do Fundo de Garantia (FGTS), contagem de tempo de serviço e abono salarial. O empregado terá seus dados em um banco de dados, estes ficaram disponíveis agilizando o pagamento de benefícios.

Para o trabalhador que já possui a CTPS não será necessário à emissão da mesma, a não ser no caso de segunda via, sendo assim a antiga CTPS continua valendo.

O ministro Manoel Dias explicou “O que nós queremos é facilitar a vida do trabalhador. A diferença dessa carteira é a rapidez com que ela é confeccionada. A antiga levava até 30 dias. Hoje, através do agendamento, o trabalhador marca o dia e a hora para atendimento. Depois, no dia do atendimento, em torno de dez, quinze minutos, ele recebe a carteira. Normalmente, quando o trabalhador vai tirar a carteira, ele já tem emprego. Se demora 30 dias para a confecção, quando ele voltar, é capaz de não ter mais o emprego”, “Nós temos tecnologias e por que não usá-las? Justifica você levar 30 dias para entregar uma carteira? Isso é um desrespeito para o trabalhador. Nós temos uma tecnologia e vamos usar”, completou.

Artigos Recomendados