Corte de custos e despesas – Como impactar de verdade os resultados do seu negócio?

O sonho de qualquer gestor é ter um negócio enxuto, ágil e funcional. Mas para isso ocorra, é preciso saber realizar corte de custos e despesas sem comprometer a produtividade. Quais despesas e custos são possíveis de serem cortados? Veja a seguir algumas dicas para fazer corte de custos e despesas impulsionando resultados reais para o seu negócio!

Corte de custos e despesas – Por onde começar?

O primeiro passo talvez seja você revisitar o Plano de Negócio, o Planejamento Estratégico e fazer uma análise profunda em todas as contas e processos da empresa. Como saber como efetivar o corte de custos e despesas se você nem mesmo sabe quais são? Conte com a ajuda de um profissional especialista, no caso, um contador para esta tarefa.

corte de custos e despesas

Outra dica é manter sempre as suas contas em dia, com relatórios frequentes, para que o corte de custos e despesas seja mais dinâmico e menos drástico. Ter uma planilha de controle de gastos ou contar com uma ferramenta digital específica é outro ponto importante para qualquer empresa.

Principais custos, gastos e despesas

Insumos rotineiros

Especialistas garantem que nem sempre é preciso cortar custos e despesas que impactam negativamente nas atividades da empresa ou produção. Indica-se ir partindo de despesas recorrentes e até aquelas menores, que passam despercebidas. É o caso de gastos com insumos papel, fotocópia, impressão, produtos descartáveis. Não faz mais sentido gastar tanto com impressos em uma rotina cada vez mais digital, Além de não ser sustentável, possui um grande gasto para a empresa em médio prazo.

Energia elétrica

Este é uma das despesas que mais pesam nas contas das empresas, em especial as indústrias. Há atualmente dispositivos de automação que podem ajudar na redução do uso de energia elétrica, assim como podem ser realizadas campanhas de consumo consciente. Há ainda dispositivos mais econômicos e de energia renovável, como as placas fotovoltaicas (energia solar) que podem ser consideradas.

Gastos com pessoal

A gestão de pessoas é um centro de custo muito importante, que deve ter as suas contas revistas. Contratações, demissões e multas ou punições, vem como processos trabalhistas, são grande parte dos custos e despesas da organização. Práticas que evitam a rotatividade de funcionários, manutenção prévia de prazos e práticas que evitam os processos e limitações judiciais devem ser uma prioridade.

Estoque

O planejamento de estoque e a gestão adequada do mesmo permitem evitar o excesso de armazenamento, deterioração do produto ou a falta de insumos para manter a produção ativa. O planejamento de estoque pode ser um problema muito grande para os gestores que não priorizam ações neste setor. Um software de gestão de estoque é uma saída para as empresas que ainda não automatizaram este processo.

Regime de tributação

A sua empresa está bem enquadrada? Quando as empresas adotam um regime de tributação inadequado para o seu negócio podem perder muito dinheiro. É importante ter à disposição um contador de confiança ou uma equipe contábil que possa rever as suas opções de regime de tributação.

Veja também: Segurança da Informação e Contabilidade – Como ter lucro e evitar riscos

O que achou das dicas sobre como efetivar corte de custos e despesas? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-nos no Instagram!

Artigos Recomendados